Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






O Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, concretizou esta semana, no México, diversos protocolos de colaboração nas áreas sociais, da saúde, da educação e do desenvolvimento tecnológico. As iniciativas inserem-se numa visita de trabalho do presidente da autarquia vila-realense e de diversos empresários e investidores nacionais aos estados mexicanos de Yucatán e Quintana Roo e aos municípios de Cancún, Merida, Valladolid e Progresso.
Durante esta visita, foi assinado um acordo de intenções entre o grupo farmacêutico Telhabel e diversos investidores locais para fornecimento de produtos médicos e farmacêuticos e estabelecidos contactos para futuras oportunidades de investimento. Em Mérida – capital do Estado de Yucatán - a comitiva portuguesa foi recebida pelo autarca local, Renán Barrera, tendo sido estudadas diversas parcerias culturais entre VRSA e a cidade anfitriã. Em carteira está mesmo a possibilidade de a cidade pombalina vir a estabelecer protocolos de geminação com os municípios mexicanos de Mérida e Progresso, tendo em consideração as características comuns ao nível do património histórico e arquitetónico dos centros históricos destas cidades.
Na ocasião, Luís Gomes, também presidente da Rede Iberoamericana de Cidades Médias, deu a conhecer as potencialidades do vasto património histórico de VRSA e enumerou as múltiplas parcerias que têm sido levadas a cabo com diversos países latinos, nomeadamente com Cuba. Em Mérida, foram ainda estabelecidos contatos com a secretaria de desenvolvimento social e apresentados projetos inovadores já implementados em VRSA na área social, tendo como objetivo criar sinergias nas áreas do desenvolvimento e cooperação.
Também esta semana, o presidente da autarquia vila-realense visitou o porto de Manzanillo, um dos mais importantes da américa-latina em movimento de contentores, e conheceu diversos equipamentos nas áreas da biotecnologia, tecnologias de informação, logística, saúde e energia. Foram ainda estabelecidas reuniões com o secretário de Desenvolvimento Económico, trocadas experiências nas áreas náutica e tecnológica e partilhadas estratégias ao nível da requalificação urbana, conservação e ordenamento do território. Neste âmbito, foram apresentadas por Pedro Alves, administrador da empresa municipal SGU, o conjunto de intervenções do município no centro histórico de VRSA, tendo sido estudada a possibilidade de exportar esse know-how para cidades como Valladolid e Mérida. 
A programação da visita de trabalho contempla ainda um périplo de reuniões na zona turística de Cancún - Estado de Quintana Roo – onde estão agendados encontros com o autarca daquela importante zona turística, bem como com o secretário do turismo local. Nestas reuniões, estão a ser dadas a conhecer as áreas estratégicas de investimento no Algarve em geral, e em Vila Real de Santo António em particular.

publicado às 10:30



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D