A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António definiu, para 2015, um orçamento no valor de 37 milhões de euros, onde estão em destaque as áreas da educação, ação social e saúde. Para a educação está contemplado um investimento próximo de meio milhão de euros, enquanto os serviços de ação social serão dotados com uma verba de um milhão de euros. A área da saúde será contemplada com cerca de 100 mil euros, onde se destaca o programa de cuidados de saúde intermunicipal «Cuidar», desenvolvido em parceria com o município de Olhão.
O orçamento para 2015 destina igualmente uma verba de 14 milhões de euros para a adesão voluntária do município ao Fundo de Apoio Municipal. Com esta medida, a autarquia prossegue a sua política de consolidação das finanças municipais, cumprindo os seus compromissos e injetando liquidez na tesouraria. Neste momento, a autarquia vila-realense concluiu também o pagamento de todas as dívidas abrangidas pelo Programa de Apoio à Economia Local (PAEL).
Através deste programa, o município saldou as dívidas vencidas há mais de 90 dias e registadas até 31 de março de 2012, tendo uma parte substancial das verbas recebidas se destinado a liquidar faturas e a injetar liquidez na economia local. Também através do programa de reequilíbrio financeiro, a Câmara Municipal liquidou as obrigações com data de fatura até 31 de dezembro de 2012, estabilizando as contas municipais e aliviando a tesouraria. Estas medidas juntam-se ao Plano de Contenção Financeira da Câmara Municipal de VRSA, em vigor há mais de três anos, que já permitiu uma poupança superior a 10 milhões de euros, resultado da aplicação de uma centena de medidas transversais a todas as divisões e setores da atividade.
Através deste conjunto de ações, está cumprido um dos principais objetivos deste executivo que era regularizar e normalizar a situação económico-financeira da autarquia, respondendo de uma forma eficaz à situação conjuntural de crise que foi, aliás, o fator responsável pela redução das receitas municipais nos últimos cinco anos.