O município de Vila Real de Santo António assinala as comemorações do Dia Nacional dos Centros Históricos, a 28 de março, com uma palestra e a inauguração de uma mostra dos originais das plantas que marcaram os festejos comemorativos da Fundação da Vila Pombalina, em 1776. A exposição, que dará a possibilidade de conhecer documentos originais com cerca de 240 anos, estará patente no Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes e é desenvolvida em parceria com a Associação Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo (AICEI).
Esta iniciativa tem como principal objetivo preservar, valorizar e divulgar o património histórico da cidade enquanto um dos melhores exemplos da arquitetura iluminista, numa altura em que VRSA acolhe a sede da AICEI, uma estrutura que se destina à promoção da importância económica e cultural das urbes que tiveram a sua fundação no chamado período das Luzes do século XVIII. A inauguração da exposição «Os originais das plantas que marcaram os festejos da inauguração da Vila Pombalina» está marcada para o dia 28 de março, às 9h30, a que se segue uma visita acompanhada e uma palestra conduzida pela Historiadora Daniela Nunes Pereira.
Do conjunto das cinco plantas originais que relatam os três dias de celebrações da inauguração de VRSA, a 13 de maio de 1776, três delas serão ato de reflexão sobre o uso da cartografia para contar, ilustrar e documentar este tipo de acontecimentos que, normalmente, apenas se encontram narrados em documentos escritos ou em pinturas. O programa da inauguração integra ainda uma visita ao Centro Histórico de VRSA, conduzida pelo historiador Fernando Pessanha, que dará a conhecer os aspetos do território antes da fundação da cidade.
As plantas originais ficarão expostas e acessíveis ao público até ao dia 3 de abril, no Arquivo Histórico, e podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13h e das 14h às 16h45.