Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Vítor Aleixo imparável em Loulé

por Daniel Pina, em 02.09.14


Tiveram início, no dia 27 de agosto, um conjunto de visitas técnicas que o presidente da Câmara Municipal de Loulé irá realizar às freguesias do concelho, com o objetivo de, no terreno, inteirar-se da possibilidade de concretização de anseios das populações. Neste primeiro momento, Vítor Aleixo, acompanhado pelo presidente da ALGAR, Eng.º Macário Correia, pelo adjunto Carlos Carmo e por alguns técnicos municipais, deslocou-se às localidades da Cortelha e do Barranco do Velho, na freguesia de Salir, para uma visita às ETARS (Estação de Tratamento de Águas e Resíduos Sólidos).
Apesar destas infraestruturas terem sido projetadas há mais de 12 anos como uma das contrapartidas da instalação do Aterro Sanitário da Cortelha, ainda não estão em funcionamento, já que as obras de construção, da responsabilidade da ALGAR, ainda não foram concluídas. Durante esta visita, Macário Correia e Vítor Aleixo acordaram que, num prazo de dois meses, os equipamentos estariam prontos a funcionar, altura em que serão entregues à Câmara Municipal de Loulé.
No âmbito deste périplo, Vítor Aleixo e a comitiva de técnicos estiveram também nos Montes Novos, onde o autarca se inteirou do acentuado estado de degradação da estrada que liga esta localidade a Vale da Rosa (Montes Novos – Cortiçada – Vale da Rosa) e cujas obras de repavimentação e alargamento arrancarão muito em breve. O investimento constitui uma das intervenções mais necessárias ao nível da circulação rodoviária no interior do concelho de Loulé. De acordo com Vítor Aleixo, estas visitas de trabalho pretendem aproximar o executivo das populações locais e permitirão um conhecimento mais profundo das necessidades e das prioridades, de acordo com o quadro orçamental definido anualmente pelo Município.
Dois dias depois, a 29 de agosto, Vítor Aleixo reuniu com representantes da Associação Empresarial de Almancil, NERA, ACRAL e delegação de Loulé da ACRAL para abordar questões ligadas à medida Comércio Investe, no âmbito do Memorando de Entendimento do Comércio Local celebrado entre os Municípios de Loulé e Faro, IAPMEI E CCDR Algarve no dia anterior. Esta medida tem por objetivo primordial a modernização e revitalização da atividade comercial no Algarve e pretende promover ações dirigidas ao setor do comércio, particularmente nos centros de comércio com predomínio de comércio independente de proximidade. Nesta medida são enquadráveis os projetos de investimento promovidos por empresas ou por associações empresariais destinados à promoção da inovação de processo, organizacional e de marketing nas empresas do setor do comércio.
São suscetíveis de apoio projetos individuais de modernização comercial promovido por uma empresa e projetos conjuntos de modernização promovidos por uma associação empresarial. Apesar de ainda não serem conhecidas as verbas a atribuir, durante este encontro ficou definido que a candidatura ao apoio ao comércio do Concelho de Loulé será realizada em conjunto pelos empresários do setor e destinar-se-á à reabilitação do espaço público, nomeadamente à modernização do espaço exterior onde se encontram as principais artérias comerciais de Loulé, Quarteira e Almancil. 
Finalmente, o presidente do Município de Loulé recebeu nos Paços do Concelho o presidente da Associação de Beneficência Algarvia de Newark, José Cabrita, no âmbito do 34.º aniversário desta instituição. O edil manifestou junto deste responsável o reconhecimento do Concelho pelo trabalho realizado ao longo de mais de três décadas, ao nível do apoio social e humano aos mais necessitados, e do qual também os algarvios têm beneficiado. “Hoje, num mundo cada vez mais globalizado e desumanizado em que os Estados e os Governos têm vindo a reduzir e a descontinuar as suas políticas sociais, especialmente as de apoio aos estratos sociais mas desfavorecidos da sociedade, é sempre de louvar a existência e a colaboração de uma Associação que, fundada anos 80 do século passado, mantém e continua a promover meritórias ações de solidariedade”, considera Vítor Aleixo.
Apesar de estar sediada no Estado de New Jersey, nos Estados Unidos, a Associação de Beneficência Algarvia de Newark dá o seu apoio não apenas aos emigrantes lá radicados mas estende-o também aos portugueses que se encontram deste lado do Atlântico. Ao longo dos anos, a Autarquia de Loulé tem colaborado com esta Associação em iniciativas da mais diversa natureza que visam estreitar os laços de amizade, de convivialidade e de afetividade, de forma a aproximar desta forma a comunidade emigrante à sua terra natal.

publicado às 10:48



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D