A Águas do Algarve, S.A., deu início à empreitada de conceção/construção da nova ETAR de Vila do Bispo, a qual se integra no Sistema Multimunicipal de Saneamento do Algarve, da responsabilidade desta empresa. Trata-se de uma obra com um valor de investimento na ordem dos dois milhões de euros, tendo sido adjudicada à Acciona Agua – Sau – Sucursal Portugal.
Contando com o apoio de Fundos Comunitários, pretende-se que a obra fique concluída em finais do corrente ano de 2015 e terá como objetivo fundamental realizar o adequado tratamento dos efluentes atualmente afluentes às ETAR´s de Vila do Bispo, Raposeira e Hortas de Tabual e ainda os afluentes à Estação Elevatória do Emissário Submarino do Martinhal (Sagres), permitindo deste modo desativar estas instalações de tratamento, as quais possuem um grau de tratamento deficiente, e como tal, incrementando uma melhoria substancial no meio onde atualmente se efetuam as suas descargas.
De forma sucinta, a futura ETAR, dimensionada para uma população de 14 mil habitantes em Época Alta, possuirá como princípio de funcionamento um sistema baseado em lamas ativadas, em regime contínuo, precedido de pré-tratamento constituído por tamisagem, desarenamento e remoção de gorduras. A nova ETAR de Vila do Bispo e Sagres disporá igualmente de uma linha dedicada e adequada ao tratamento de efluentes provenientes de limpa-fossas composta por uma unidade compacta (tamisação com desarenador e classificador integrados).