Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




V Jogos de Quelfes promovem o Olimpismo

por Daniel Pina, em 25.03.14


A cerimónia de abertura dos V Jogos de Quelfes acontece no próximo dia 29 de março, pelas 17h, no Auditório Municipal de Olhão, e promete trazer à cidade um espetáculo inédito, inspirador e cheio de emoção, no qual estarão integrados momentos de dramatização, música ao vivo e elementos audiovisuais, sem esquecer a já tradicional simbologia olímpica. Este evento desportivo e cultural realizado anualmente em Olhão é o que mais promove o olimpismo em Portugal e decorre até 6 de abril, contando com a participação das escolas do 1.º ciclo do concelho.
Apesar da sua celebração local, os Jogos estão abertos à participação de outras escolas ou crianças. Assim, todos os anos, a «Chamada para os Jogos» desafia os mais novos a virem a Olhão mostrar o seu melhor, sob o signo do olimpismo e dos seus valores humanos universais. Os Jogos deste ano voltam a ter como prato forte as provas desportivas, do atletismo à natação, passando pelo basquetebol, futebol e esgrima. A estas somam-se os concursos culturais e artísticos subordinados ao tema «A Vida Olímpica de Pierre de Coubertin».
Supervisionados pelo Comité Internacional Jogos de Quelfes, estes Jogos são organizados pela Junta de Freguesia de Quelfes em parceria com o Município de Olhão. Este ano, uma das novidades é o renovado Campo de Jogos de Quelfes, espaço que irá acolher as provas de atletismo e lenço grego. Trata-se de um espaço que irá proporcionar melhores condições para a prática desportiva, não só à escala local, mas também à população em geral, tratando-se da única pista de atletismo existente no concelho de Olhão.
Outra das inovações dos Jogos de Quelfes este ano é a realização de várias conferências sobre o Olimpismo que prometem trazer a Olhão algumas das mais destacadas figuras do movimento olímpico nacional. Logo no dia da abertura, dia 29, às 21h, o Hotel Real Marina acolhe a conferência «A Importância do Olimpismo no Desenvolvimento das Crianças», que contará com a presença de José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal; Humberto Santos, presidente do Comité Paralímpico de Portugal; Luís Costa, presidente da Academia Olímpica de Portugal; José Vicente Moura, presidente do Comité Olímpico de Portugal e Gustavo Marcos, fundador do Movimento Jogos de Quelfes.
A 31 de março, às 18h, o auditório do Colégio Bernardete Romeira acolhe «O Olimpismo – Modelo Educativo em Análise», com as participações de Alberto Almeida, delegado regional de Educação; Luís Felício, diretor do agrupamento de escolas João da Rosa; Eduardo Sena, coordenador regional do Desporto Escolar e Eduardo Fernandes, coordenador do projeto Escola Ativa. A 3 de abril, às 18h, no Hotel Real Marina, realiza-se a conferência «Atletas Olímpicos – Exemplo de Superação», com as presenças de Jorge Costa, Hélder Oliveira, Ana Dias e Ezequiel Canário.

publicado às 12:24



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D