Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]







O 5.º Encontro Regional de Voluntariado Ambiental para a Água – Saúde Humana e Fatores de Risco de Natureza Ambiental, uma iniciativa da Agência Portuguesa do Ambiente, passou por Albufeira, no dia 21 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, tendo abordado diversos assuntos no âmbito desta temática. Entre eles, destaque para a saúde ambiental na região do Algarve, serviços dos ecossistemas nas cidades do futuro, a segurança no ciclo urbano da água, avaliação de risco associado à emissão de substâncias perigosas, plantas invasoras, voluntariado ambiental para a água, entre outros.
Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira referiu tratar-se de um tema muito importante e que é transversal a toda a sociedade. “Transcende o governo, as autarquias e as pessoas individualmente. O Ambiente faz parte da nossa casa, que temos a obrigação de tratar e preservar se quisermos ter uma boa qualidade de vida. É fundamental que todos tenham a consciência que os recursos são limitados, que temos que fazer a sua gestão de forma racional, sobretudo no que se refere à utilização da água, um bem extremamente precioso, especialmente no Algarve, que vive essencialmente do Turismo”, considerou Carlos Silva e Sousa. O autarca chamou a atenção para a necessidade de desenvolver um trabalho de consciencialização, associado a medidas punitivas pesadas para quem desrespeitar o Ambiente e salientou que, em Albufeira, existe uma aposta forte ao nível das infraestruturas e na educação ambiental.
Após a apresentação dos dois primeiros painéis procedeu-se à entrega dos Certificados de Mérito «Voluntário Ambiental para a Água 2014» a escolas, associações e empresas a nível regional. No concelho de Albufeira, o galardão foi atribuído à Escola Básica Integrada/Jardim de Infância de Paderne e ao professor Luciano Nunes que leciona no referido equipamento de ensino. Seguiu-se um Fórum de debate sobre saúde ambiental, moderado pela jornalista Elizabete Rodrigues do Sul Informação, que contou com a participação de Ana Cristina Guerreiro, Delegada Regional de Saúde e Diretora do Departamento de Saúde Pública e Planeamento da ARS, Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Isabel Soares, vogal do Conselho de Administração da Águas do Algarve, Jorge Botelho, presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve, Raquel dos Santos, Sociedade Portuguesa de Saúde Ambiental, Rosa Palma, presidente da Câmara Municipal de Silves e Sebastião Teixeira, Diretor Regional da Administração da Região Hidrográfica do Algarve – APA.
A iniciativa prosseguiu no sábado, dia 22 de novembro, em Silves, numa vertente mais prática com várias saídas de campo e encerramento dos trabalhos na presença dos representantes da Direção do Agrupamento de Escolas Silves Sul – EB 2,3 Dr. António da Costa Contreiras, Câmara Municipal de Silves, Câmara Municipal de Albufeira, Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Universidade do Algarve – CCMAR e Agência Portuguesa do Ambiente.

publicado às 11:50



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D