Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Urgências de Loulé novamente sem médicos

por Daniel Pina, em 02.07.14


Entre as 8h e as 9h15 da manhã de 2 de julho, o Serviço de Urgências Básicas do Centro de Saúde de Loulé esteve outra vez impedido de abrir por falta de médicos e a partir daquela hora começou a funcionar com apenas um médico. O alerta foi dado pelos presidentes de Câmara, Vítor Aleixo e Vítor Guerreiro, que se deslocaram ao local e ali permaneceram para se inteirarem dos acontecimentos, uma vez que está em causa a prestação dos cuidados de saúde das populações de Loulé e São Brás de Alportel.
Face a esta situação, foram solicitados esclarecimentos ao presidente da ARS que, mais tarde, vieram a ser prestados mas que, de modo algum, deixaram tranquilos aqueles dois autarcas que continuam a temer pelo encerramento daquele serviço. A partir das 9h15 entrou ao serviço um único médico o que, mesmo assim, viola a lei de funcionamento dos Serviços de Urgência Básica que obriga à permanência mínima de dois médicos. No entanto, de acordo com informações recolhidas, o médico que assegurou os serviços a partir das 9h15 estava a trabalhar na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Loulé onde estava previsto ter 20 consultas durante a manhã, as quais tiveram que ser canceladas e remarcadas para o final de agosto.
Os presidentes das duas autarquias ficaram também a saber que ainda não há muito tempo integravam o antigo Centro de Saúde de Loulé entre 8 a 10 médicos afetos ao Serviço Nacional de Saúde e que, neste momento, daqueles, apenas dois se mantêm em serviço. Perante esta situação, Vítor Aleixo e Vítor Guerreiro alertam a população para a necessidade de manter uma “vigilância apertada” face à degradação dos serviços de urgência, para assim se evitar o encerramento daqueles serviços.

publicado às 12:18



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D