Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Um ano a festejar o Centenário do Município

por Daniel Pina, em 24.05.14


No dia 1 de junho, São Brás de Alportel festeja cem anos de história, de autonomia e de comunidade a construir o futuro, com um programa diversificado que se prolonga por um ano de celebrações.
No tão aguardado dia 1, as Comemorações do Centenário do Concelho começam pelas 10h, com a cerimónia oficial do Hastear da Bandeira, um cortejo com mais de meio milhar de participantes das coletividades locais e a Sessão Solene Comemorativa, marcada pela Inauguração da nova Praça da República e pela atribuição de insígnias municipais. O programa conterá uma sucessão de eventos a envolver exposições, música, desfiles e homenagens a personalidades são-brasenses.
Como se pretende que esta seja uma celebração contínua, até dia 1 de junho de 2015, numa homenagem ao passado e semente de Futuro, serão promovidas e organizadas diversas atividades e muitas iniciativas com o objetivo de tornar esta data muito mais do que uma efeméride, um «Tempo de Reflexão e Construção Coletiva de Comunidade», muito mais do que um momento cultural, de modo a envolver os são-brasenses nas comemorações e na construção de futuros projetos. Intervenções ao nível da requalificação e valorização do património, concursos artísticos, ciclos de tertúlias e passeios, criação de marcas e marcos turísticos, lançamento de publicações, exposições de rua, manifestações culturais em espaços imprevistos e muito mais é o que se pode esperar deste ano de Centenário, a culminar no próximo dia 1 de junho de 2015, com uma recriação histórica, a fazer São Brás de Alportel recuar 100 anos atrás, no mesmo dia em que se apresentam novos projetos de futuro, projetando São Brás de Alportel 100 anos à frente.
O Centenário do Município pretende ser o terreno fértil para encontrar novos caminhos de futuro e tem como ambição maior despertar nos mais jovens a curiosidade por conhecer a sua história e encontrar nela a inspiração para construir o futuro. João Rosa Beatriz, o republicano, sonhador e livre pensador que foi o fundador do concelho, pode ser a fonte de inspiração e de esperança para as jovens gerações. “Nas Comemorações do Centenário cada são-brasense tem um papel a desempenhar, culminando na divulgação do nosso concelho, da sua história e do nosso legado. Queremos que todos e todas façam parte desta homenagem ao passado, relembrando os ideais de João Rosa Beatriz, fundador do concelho, e cujos princípios continuamos a privilegiar na atualidade, em prol da população de São Brás de Alportel”, sublinhou Vítor Guerreiro, presidente da Câmara Municipal, durante a apresentação.

publicado às 11:17


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D