![](https://1.bp.blogspot.com/-c1UX_QLn22g/VSZdjHSoSiI/AAAAAAAAJVU/dy96tdP1RKg/s1600/viaturas%2Btransportes%2Burbanos%2BLagos.jpg)
A empresa Translagos - Transportes Públicos, Lda, ficou classificada em primeiro lugar no Concurso Público Internacional para a aquisição de serviços referente aos Transportes Públicos Urbanos «A ONDA», tendo sido adjudicada por três milhões, 407 mil e 299 euros e por um período de 41 meses. A abertura deste procedimento foi aprovada, em Reunião de Câmara de dezembro de 2014, uma vez que os serviços prestados pela empresa «Translagos – Transportes Públicos, Lda», entidade à qual foi adjudicado o concurso em 2008, tinham o seu termo no final de março de 2015.
De acordo com o que se pode ler no relatório final do júri do concurso, a proposta apresentada pela Translagos era a única que satisfazia “as condições desta contratação, porque o seu conteúdo se conforma com as exigências das peças do procedimento”. As restantes três empresas que se apresentaram a concurso foram assim excluídas. O executivo municipal entende ainda que a redução do prazo contratual (de sete para três anos) se justifica na medida em que o investimento a alocar ao prestador de serviços é menor, pois admitem-se autocarros com idade máxima de sete anos para o serviço regular e de 14 anos para o serviço de reforço em período escolar.
Foram igualmente propostos dois períodos para a contratação deste serviço: o primeiro que iniciará agora, depois da assinatura de contrato, e irá até 31 de agosto e um segundo para o resto do período do contrato. Esta divisão em duas fases é justificada pelo facto de ser entendimento do executivo que deverão proceder-se a algumas alterações ao serviço, mas que as mesmas apenas deverão entrar em vigor no início do próximo ano letivo.
Das alterações previstas destacam-se: diferenciar os percursos, procurando a sua otimização, adaptando-os aos públicos alvo em referência (período escolar e período do verão); incluir uma bolsa de quilómetros que permita uma gestão mais flexível do contrato; e garantir melhor controlo sobre a execução da prestação de serviços, melhorando os instrumentos de controlo à disposição da entidade adjudicante. Sublinhe-se ainda que este preço contratual contempla uma redução de cerca de 36 por cento relativamente aos valores pagos atualmente.