Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Sonoridades árabes em destaque em Silves

por Daniel Pina, em 10.02.15
O ciclo «O meu coração é árabe?» abre no dia 13 de fevereiro, pelas 21h, com um encontro inédito, em formato de concerto comentado, entre cinco grandes músicos: Rão Kyao (flautas), Custódio Castelo (guitarra portuguesa), Paulo Ribeiro (voz e guitarra clássica), Eduardo Ramos (voz e alaúde árabe) e Baltazar Molina (percussões). No dia seguinte, à mesma hora, sobe ao palco do Teatro Mascarenhas Gregório Milo ke Mandarini. Esta iniciativa, promovida pelo Município de Silves, integra os ciclos temáticos +Cultura e pretende revisitar e reinventar musicalmente a cultura e imaginário árabes.
No primeiro dia de ciclo, Rão Kyao, Custódio Castelo, Paulo Ribeiro, Eduardo Ramos e Baltazar Molina atuam num espetáculo único e irrepetível resultante de uma residência artística prévia realizada em Silves, onde os vários convidados – provenientes de diferentes territórios musicais – refletiram sobre o papel da herança árabe nos seus percursos. O evento conta ainda com a participação especial de Abdallah Khawli e António Baeta na leitura bilingue de poemas árabes.
No dia 14 de fevereiro, e integrando o Festival de Música Al-Mutamid, é a vez de Milo ke Mandarini («maçã e mandarina» em grego) evocar as músicas tradicionais sefarditas do Mediterrâneo, num projeto formado por Isabel Martin, cantora especializada em técnicas de canto búlgaro e turco (e percussionista), e pelo multi-instrumentista Carlos Ramirez (saz, oud, bouzouki e sanfona). Este concerto resulta de uma coprodução entre o Município de Silves e a Ibérica – Eventos & Espetáculos. O ciclo «O meu coração é árabe?» fecha, no dia 21 de fevereiro, com o mediático Serafim (contador de histórias e figura de referência do stand-up comedy) que apresentará em Silves o seu novo projeto, denominado «Vozes da Cal», numa fusão de tradição e contemporaneidade, onde são evocados a cultura árabe, o cante alentejano, o fado, a poesia do século XX e as tradições orais.

publicado às 13:28



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D