Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Silves prepara-se para a XI Feira Medieval

por Daniel Pina, em 17.07.14


A décima primeira edição da Feira Medieval de Silves realiza-se entre os dias 8 e 17 de agosto, no centro histórico desta cidade algarvia, para 10 dias de recriação histórica do período medieval da antiga capital do Reino do Algarve. Será uma viagem pela história dos episódios mais marcantes que levaram à conquista definitiva da cidade pelos cristãos, escrita com cercos, batalhas, saques, derrotas e glórias.
Entre as 18h e a 1h, os visitantes terão oportunidade de viver aventuras únicas, experiências memoráveis que os farão regressar a outras épocas, aos tempos áureos em que Silves era a capital do Al-Gharb. Dois torneios a cavalo por dia, animação exclusiva no Castelo de Silves, manjares medievais, dança e animação, levarão os visitantes numa verdadeira viagem no tempo, onde será possível ter uma visão do que a cidade terá sido outrora e da sua importância incontornável na história da região. A azáfama nas ruas do centro histórico será constante, respirando-se uma atmosfera com características particulares, num ambiente e cenário únicos, constituídos pelo traçado peculiar do tecido urbano e pela imponência dos seus monumentos.
Recorde-se que a primeira Feira Medieval realizada na cidade de Silves foi organizada pela Escola Secundária de Silves, em 1996. Nos dias 14 e 15 de agosto de 2004, a Câmara Municipal de Silves organizou uma «Feira Quinhentista», como forma de comemorar os 500 anos do Foral Manuelino de Silves, durante a qual foram recriados alguns momentos característicos da vida quotidiana da época e a leitura do Foral.
Em 2005 fez-se a primeira Feira Medieval, já com organização da autarquia, com um número ainda relativamente pequeno de figurantes e de grupos envolvidos, mas com grande empenho de todos. De então para cá, todos os anos, no mês de agosto, Silves enche-se dos sons, dos falares, das cores e dos aromas próprios do tempo em que a cidade era capital do Sul do país, sendo a Feira Medieval de Silves uma referência a nível nacional.

publicado às 21:35



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D