Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]






A 6ª Semana do Bebé de Olhão, que decorreu entre 26 de maio e 1 de junho, teve como um dos pontos altos o seminário técnico do dia 30 de maio, no Real Marina Hotel & Spa, que contou com a presença de vários especialistas na área da saúde e com o padrinho da Semana, o capitão do Olhanense Rui Duarte. Esta edição, com o tema «Olhem Por Mim – Redes de Suporte à Parentalidade», terminou em beleza com a Feira da 6ª Semana do Bebé, no Jardim Pescador Olhanense. “Gostaríamos que os bebés de hoje não precisassem dos nossos cuidados no futuro. É por isso que estamos aqui!”, referiu um dos «pais» da Semana do Bebé de Olhão, Augusto Carreira, diretor do departamento de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Hospital D. Estefânia. O médico afirmou que estes encontros chamam a atenção para a prevenção das perturbações mentais nas crianças, daí a importância desta iniciativa em Olhão, a segunda cidade portuguesa a acolher a Semana do Bebé, quando no Brasil já existem 1745 cidades que organizam o mesmo certame. “É um sinal de como consideramos importante a prevenção em saúde mental”, ironizou o especialista.
O presidente da ARS – uma das entidades organizadoras em conjunto com a Câmara de Olhão e a ACES Central –, João Moura Reis, destacou a aposta na prevenção e na promoção da saúde nas crianças e jovens, que cabe aos cuidados de saúde primários realizarem diariamente e com maior empenho. “Temos de começar cada vez mais cedo com as nossas intervenções junto da população mais jovem para podermos obter resultados a longo prazo”, destacou o dirigente. “Sendo uma área de grande importância para a nossa população, renovámos, no passado mês de março, o protocolo de colaboração entre a ARS Algarve e o Departamento de Pedopsiquiatria do Hospital Pediátrico de Dona Estefânia, no sentido de garantirmos a manutenção do apoio na área da pedopsiquiatria e salvaguardar toda a experiência adquirida pelos nossos profissionais de saúde nas equipas multidisciplinares, para que possam continuar a prevenir e promover a saúde junto das famílias de risco na região”, anunciou ainda João Moura Reis.
A médica Filomena Neto, da comissão organizadora da Semana, referiu a importância de se manter esta iniciativa, apesar de os resultados só virem a ser visíveis no futuro. “Temos a certeza de que os impactos desta iniciativa vão ser visíveis daqui a uns anos, na futura geração”, opinião partilhada com todos os presentes na sessão de abertura. João Moura Reis, presidente da ARS Algarve, sublinhou igualmente a importância de tantos técnicos da área da saúde estarem reunidos em prol dos mais pequenos e das suas famílias. Já o presidente da Câmara de Olhão, António Miguel Pina, garantiu que o Município quer continuar a dar um especial destaque à primeira infância. “Todos encontramos dificuldades em aprender a ser pais, ninguém estuda para esse papel, muitas vezes sentimo-nos sem saber o que fazer. Daí a importância de continuar a promover esta Semana do Bebé”. O autarca realçou ainda “a excelente cobertura de redes do pré-escolar no concelho”, dizendo que a autarquia quer “apoiar mais as famílias e as crianças”.
Margarida Mesquita, docente no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, falou da sua experiência de investigação em relação à parentalidade e redes de apoio e do problema da não reposição de gerações nas sociedades ocidentais. “É um paradoxo, porque nunca estivemos tão atentos aos problemas das crianças. Quanto mais a criança se foi tornando valiosa para a sociedade e famílias, cada vez temos menos crianças”. “Estamos na geração do filho único”, conclui a especialista, para quem é necessário que existam políticas mais abrangentes, isenções fiscais e as condições económicas certas para que os casais se sintam incentivados a ter mais filhos. Durante o seminário foi ainda referido o contributo das unidades de cuidados na comunidade no reforço das redes comunitárias, a intervenção preventiva em situações de perigo, o papel da educação no trabalho em parceria ou a importância do trabalho em rede na área da reabilitação pediátrica.
A cerimónia de entrega dos prémios Mérito e Excelência e Bebé Estrela, com a presença do capitão da equipa do Sporting Clube Olhanense, Rui Duarte, antecedeu a abertura da Feira da 6ª Semana do Bebé, no Jardim Pescador Olhanense, inaugurada pelo presidente do Município António Miguel Pina. Durante o fim de semana, os bebés e famílias divertiram-se com os desfiles de moda, horas do conto, psicomotricidade infantil, yoga para grávidas e crianças, dramatizações, sessões temáticas, espetáculos de dança, gincana, massagens para bebés, jogos em família, atividades em meio aquático e com cães polícia e muita música, entre diversas outras iniciativas.

publicado às 10:22


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D