Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Seis anos de Museu de Portimão

por Daniel Pina, em 14.05.14


O 6.º aniversário do Museu de Portimão vai ser assinalado no dia 24 de maio, às 17h, com o relançamento da conserva «La Rose», a 14ª Corrida Fotográfica de Portimão e a inauguração das exposições «O Mediterrâneo Aqui Tão Perto» e «Da Terra e do Mar».
A marca «La Rose», que durante boa parte do século XX internacionalizou os nomes de Portimão e de Portugal através do esforço promocional feito pela casa Feu em países como Inglaterra, Bélgica, França, Alemanha, EUA, Holanda, entre outros, deixou de ser produzida no final da década de 1970 e regressa agora ao edifício onde nasceu em 1902 a antiga fábrica «Feu Hermanos», hoje Museu de Portimão. A conserva é reintroduzida no mercado pela Ramirez & Cª (Filhos), SA, a mais antiga empresa do mundo em laboração no sector conserveiro. Esta iniciativa vem reforçar a identidade de uma marca que faz parte do património da indústria conserveira portimonense e algarvia e chama a atenção para um novo paradigma da gestão museológica, em que os museus assumem um papel decisivo na ligação da história e do património com a sociedade e a economia.
Outro destaque do programa de comemorações vai para a inauguração da exposição intitulada «O Mediterrâneo Aqui Tão Perto», que pretende mostrar os principais testemunhos e vestígios da cultura dos povos mediterrânicos que chegaram a este território, entre o Rio Arade e a Ria de Alvor, e as influências que ainda permanecem como resultado desta tão próxima vizinhança. Na ocasião, será ainda inaugurada uma segunda exposição temporária, «Da Terra e do Mar», que constitui uma compilação de trabalhos sobre o modo como 19 artistas residentes no Algarve, portugueses e estrangeiros, pertencentes à associação Algarve Artists Network, se relacionam com a própria região algarvia.
A 14ª Corrida Fotográfica de Portimão sairá à rua também neste dia e os concorrentes, das 9h às 19h, têm a oportunidade, através das suas objetivas, de captarem um renovado e atualizado olhar sobre o património cultural, natural e social do município. As comemorações do 6º aniversário do Museu de Portimão terão início, porém, no dia 17 de maio no Museu de Arte Moderna de Tallinn, capital da Estónia, onde o seu diretor participará, a convite do Conselho da Europa, num debate integrado na cerimónia de atribuição do Prémio Museu Europeu do Ano de 2014.

publicado às 09:22



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D