Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






Chegou ao fim mais uma edição do OPTO.eu - Fórum de Educação e Formação do Algarve, que reuniu no Espaço Multiusos de Albufeira, de 8 a 10 de maio, 40 expositores de norte a sul do país. Durante três dias, passaram mais de 1600 pessoas pela mostra, interessadas em conhecer as diversas opções de formação profissional e de ensino superior disponibilizadas pelas diversas entidades através de mostras, workshops, conferências, oficinas temáticas, demonstração de diversas profissões e propostas de animação. “Este ano, duplicámos o número de instituições interessadas em participar e registámos o dobro das visitas, o que denota a importância deste tipo de eventos quer para os alunos, quer para as próprias universidades, escolas profissionais e estabelecimentos de ensino que aqui encontram uma forma de chegar até aos jovens e, estes, de terem acesso a uma variedade de ofertas que os ajuda a escolher o caminho mais adequado à sua vocação”, destacou o presidente da Autarquia, Carlos Silva e Sousa.
A segunda edição do evento contou com a visita do secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho, que felicitou o Município pelo empenho na realização da mostra. “Esta iniciativa, que tem a ver com a orientação profissional dos jovens, é determinante para aquilo que entendemos que deve ser um dos papéis importantes ao nível da currículo-qualificação do país”, afirmou o governante. O secretário de Estado explicou que até há bem pouco tempo, a orientação vocacional não era entendida como prioritária, mas hoje em dia passou a ser determinante para que os jovens possam desenhar o seu percurso escolar e defende que as autarquias têm aqui um importante papel. João Grancho foi recebido nos Paços do Concelho por Carlos Silva e Sousa, onde reuniu com o executivo municipal e com os diretores dos três Agrupamentos Escolares de Albufeira para debater a realidade educacional vivida no concelho.
Entre os expositores estiveram a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P (ANQEP); Agrupamento de Escolas de Albufeira; Agrupamento de Escolas Albufeira Poente; Agrupamento de Escolas de Ferreiras; Associação de Saúde Mental do Algarve (ASMAL) – Centro para a Qualificação e Ensino Profissional; Associação para o Ensino e Formação (INETESE) – Polo de Faro; Associação Agostinho Roseta - Escola Profissional; Centro DUAL – Qualificação Profissional (Portimão); Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro; Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar (FOR-MAR); Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região Algarve (DGEST- DSRAL); Escola de Tecnologias, Inovação e Criação (ETIC) - Algarve; Escola Profissional ALSUD – Mértola; Escola Profissional de Alte; Escola Profissional de Odemira - Centro Escolar e Empresarial do Sudoeste Alentejano (EPO-SA); Escola Profissional Gil Eanes – Portimão; Escola Superior de Saúde Jean Piaget (Silves); Federação Regional das Associações de Pais do Algarve (FRAPAL); Gabinete de Empreendedorismo (AGE) - Município de Albufeira; Instituto de Arte, Design e Empresa (IADE) – Creative University; Instituto Politécnico de Bragança; Instituto Politécnico de Beja; Instituto Politécnico de Castelo Branco; Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM); Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ); Instituto Superior D. Afonso III (INUAF); Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT); Instituto Superior Técnico (IST) – Universidade de Lisboa; Santa Casa da Misericórdia de Albufeira; Universidade Aberta – Centro Local de Aprendizagem (Silves); Universidade do Algarve; Universidade de Aveiro; Universidade da Beira Interior; Universidade Católica Portuguesa; Universidade Europeia; e Universidade Lusófona. O Fórum contou ainda com o SPOT Orientação que reuniu a oferta formativa de mais de 15 instituições universitárias, do ensino politécnico e profissional, representativas de todo o país. Esta segunda edição contemplou um vasto programa de conferências direcionado para diferentes públicos, estudantes, professores, pais e encarregados de educação, além de ampla oferta de atividades de animação e de carater demonstrativo. Teatro, clown, música, pintura, fotografia, estética, eletrónica, gastronomia, flair e cocktail constituem alguns exemplos.

publicado às 13:50



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D