Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






Tavira acolheu o Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, no dia 18 de novembro, no Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria. A deslocação a esta cidade algarvia surge no seguimento VII Encontro Regional de Apicultura, promovido pela Melgarbe – Associação de Apicultura do Sotavento Algarvio, e que visa dar a conhecer a exposição «Dieta Mediterrânica – Património Cultural Milenar» e o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela comunidade representativa da classificação da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.
A exposição possibilita o conhecimento das diferentes dimensões do conceito «Dieta Mediterrânica», um estilo de vida transmitido, de geração em geração, por intermédio da componente social e religiosa, dos produtos do mar e da terra que dão suporte a um regime alimentar reconhecido pela Organização Mundial de Saúde. O enfoque central é o território e os múltiplos patrimónios de Tavira, os testemunhos da presença de civilizações da antiguidade, as paisagens culturais e os produtos da Ria Formosa, as produções do barrocal e da serra, as festividades e práticas culturais que fundamentam a escolha de Tavira, a nível nacional, como comunidade representativa.
Após passagem pelo Museu Municipal, o Secretário de Estado visitou, no âmbito do projeto PRODER, a FRUTALG – Fruteiras Tradicionais Algarvias (recursos genéticos), no Centro Experimentação de Tavira. Recorde-se que a concretização desta classificação trouxe ao Algarve o primeiro reconhecimento pela UNESCO.

publicado às 12:23



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D