Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






A Árvore do Centenário da República foi plantada esta sexta-feira, dia 21 de março, na Praça da República, em São Brás de Alportel, no âmbito das Comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Floresta. O pequeno sobreiro que fora plantado em celebração do I Centenário da República Portuguesa, em 2010, foi transposto para ocupar o lugar que lhe estava destinado no coração da vila.
O sobreiro que foi designado «A Árvore do Centenário» esteve a crescer durante três anos na Quinta do Peral, Centro de Interpretação e Educação Ambiental do município, para ser posteriormente plantado na Praça da República, num gesto simbólico que toma ainda mais significado no ano em que o concelho de São Brás de Alportel celebra o seu Centenário. O momento foi assinalado na presença do Presidente da Câmara Municipal Vítor Guerreiro, dos vereadores Acácio Martins e Marlene Guerreiro, do Administrador Delegado da ALGAR, Macário Correia, do representante do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Francisco Keil do Amaral, da Subdiretora do Agrupamento de Escolas, Nídia Amaro, e de um conjunto de técnicos da autarquia, e contou com a participação muito especial de cerca de 50 alunos de duas turmas da Escola EB n.º1 que se encontram envolvidos no «Projeto Devolver a Vida à Serra».
Como forma de sensibilizar os mais novos para o importante papel desempenhado pelas árvores na Natureza e na nossa qualidade de vida, foram desenvolvidas duas outras ações em duas escolas do Parque Escolar: na Escola EB1/JI e no Jardim de Infância de São Brás de Alportel foram plantadas e regadas duas tamargueiras com a ajuda de alguns alunos que estavam repletos de entusiasmo e motivação. Cânticos e leitura de poesia marcaram as boas-vindas que as Escolas e a Praça da República deram aos seus novos residentes, num dia que será assinalado por todo o concelho com diversas iniciativas e ações de sensibilização junto da comunidade são-brasense.
Durante a tarde, o programa de comemorações prosseguiu nalguns estabelecimentos de ensino e permitiu dotar o espaço exterior do Espaço Multiusos do Bairro Social de um novo cordão verde solidário com a plantação de um conjunto de árvores, numa colaboração da ALGAR com a parceria da Associação IN LOCO e projeto LINKA-te, que trabalha com os jovens do concelho.

publicado às 23:25



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D