Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






Durante cinco dias, São Brás de Alportel vai ser palco do encontro entre artesanato e contemporaneidade, com a nova edição da Residência Criativa do Projeto «Design & Ofícios». Assim, de 6 a 10 de junho, jovens criadores e artesãos locais vão trabalhar em conjunto para procurar soluções inovadoras partindo de materiais e técnicas ancestrais.
A partilha de saberes e a troca de conhecimentos é a ideia chave desta Residência Criativa, organizada numa parceria da Associação de Designers do Sul e Câmara Municipal de São Brás de Alportel, no âmbito do Projeto «Design & Ofícios». Entre muitas outras iniciativas, este é o ponto alto de um projeto que procura aliar as linhas do design moderno às artes e ofícios do passado, não deixando perder no esquecimento saberes preciosos tendencialmente desvalorizados no nosso quotidiano.
O primeiro dia da jornada será dedicado à inauguração da exposição dos trabalhos finais do 2.º curso de Cerâmica Criativa, pelas 21h30 no Zem Arte, seguindo-se a abertura oficial da Residência Criativa, com a apresentação dos projetos participantes nesta edição. Oficinas experimentais para crianças e adultos, visitas de estudo, apanha de folha de palma de esparto, passeios pedestres para reconhecimento de plantas e muitas outras atividades vão proporcionar aos participantes cinco dias de intenso trabalho e dedicação para conhecer as técnicas e os segredos que estão por trás dos ofícios que, nos dias de hoje, poucos dominam e conhecem verdadeiramente.
A Oficina Criativa procura abrir as portas à comunidade e por isso acolhe nesta edição novas ações, tais como mercadinho de artesãos e oficinas. Neste âmbito, o Parque Roberto Nobre vai receber um divertido arraial com mercadinho de artesanato, no sábado, dia 7, a partir das 21h, no qual toda a população é convidada a participar. No domingo, os criativos Inês Mercier e João Matias vão dar uma masterclass sobre «Pensar EcoDesign», no Centro de Apoio à Comunidade, pelas 21h30, abrindo o apetite para a tertúlia «Design & Ofícios», que contará com a participação especial de Lisá Tamiris, fotógrafa e designer de moda.
A quarta edição da Residência Criativa irá decorrer, entre outros locais, na Oficina Municipal (antigo lagar de azeite, no Parque Roberto Nobre) e encerra na terça-feira, dia 10 de junho, com a sessão de apresentação dos trabalhos e projetos concretizados durante este período de reflexão e criação, marcada para as 15h, na Oficina Municipal.

publicado às 09:47



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D