São Brás de Alportel aderiu ao projeto «Rede Cidades e Vilas de Excelência», com o intuito de vir a obter a certificação do título de «Vila de Excelência», num protocolo que foi formalizado, no dia 16 de abril, durante o hastear da Bandeira da Rede Cidades e Vilas de Excelência no edifício do município. A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Vítor Guerreiro, do vereador Acácio Martins, da Presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, Paula Teles, do Coordenador Nacional do projeto, Pedro Ribeiro da Silva, e do presidente da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, David Gonçalves.
Este é um projeto de quatro anos em que o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade procura valorizar e reconhecer as cidades e vilas portuguesas que respeitam um conjunto de princípios definidos pela Rede, no sentido de tornar os concelhos lugares mais acessíveis e inclusivos, dotados de mobilidade ciclável, procurando soluções sustentáveis e amigas da comunidade envolvente. Sendo esta uma área prioritária para o município de São Brás de Alportel, têm vindo a ser desenvolvidos nos últimos anos vários projetos e iniciativas no âmbito da acessibilidade e mobilidade reduzida, com vista a melhorar os acessos e as infraestruturas que fazem parte do quotidiano dos são-brasenses, como é o caso da Ciclovia na Circular Norte, um local de referência para a prática desportiva no concelho. Por isso, as duas áreas escolhidas do projeto Rede Cidades e Vilas de Excelência são: Vila Acessível para Todos e Vila Ciclável e de Mobilidade Amigável.
A partilha de boas práticas e estratégias, através da criação de uma rede de conhecimentos e de informação entre as diversas autarquias aderentes, é outro objetivo do projeto que pretende apostar no cruzamento de exemplos e de experiências como forma de encontrar e definir as melhores soluções para cada município. “Estamos convictos que a participação de São Brás de Alportel na Rede Cidades e Vilas de Excelência trará ao nosso concelho mais acessibilidades, mais vias cicláveis e melhores condições para acolher todos os são-brasenses sem limitações”, garantiu Vítor Guerreiro. No âmbito do projeto «São Brás Acessível para Todos», o município ganhou nesta data, para além da Bandeira da Rede Cidades e Vilas de Excelência, uma nova rampa junto à Praça de Táxis, na Avenida da Liberdade, uma obra executada com vista a melhorar os acessos no centro da vila para pessoas com mobilidade reduzida.