O fascinante mundo dos selos revela histórias, preserva em si factos, eventos e um sem fim de conhecimentos que cativam colecionadores um pouco por todo o mundo. Tendo como pano de fundo esta paixão pelo universo dos selos, o município de São Brás de Alportel desafia todos os filatélicos a partilhar experiências e pontos de vista na Conferência «A Filatelia no Algarve – Passado, Presente e Futuro», a ter lugar na Galeria Municipal, no dia 19 de fevereiro.
Com início pelas 17h, esta iniciativa integra o Ciclo de Conferências do Centenário do Município e conta com a participação de Vítor Lourenço, António Borralho e Sérgio Pedro. Fundador do Núcleo de Filatélico Sambrasense , em 1983, o são-brasense Vítor Lourenço é detentor de um vasto espólio filatélico e de muitas histórias sobre as suas coleções, algumas delas patentes na exposição da Galeria Municipal «Comemorações de 100 anos de São Brás de Alportel – Filatelia e Cartofilia».
Docente de profissão, António Borralho é um eterno enamorado pela filatelia, sendo colecionador desde 1954. Até aos dias de hoje expos em dezenas de exposições nacionais e internacionais, tendo sido galardoado com diversas medalhas. Já desempenhou diversos cargos nacionais e internacionais relacionados com a filatelia e atualmente preside a Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Filatelia, desde 2010.
O terceiro convidado a partilhar as suas experiências filatélicas é Sérgio Pedro, um dos responsáveis pela formação de um Núcleo de Filatelia em Faro. Este colecionador encontrou na internet uma nova forma de divulgar a filatelia, tendo sido galardoado com diversos prémios. Na sua apresentação vai debruçar-se sobre as diferentes formas de divulgação da filatelia e colecionismo na internet indicando os sites, blogs, fóruns e revistas online de referência para a filatelia e colecionismo. Serão ainda abordados aspetos relevantes sobre compras online, bem como formas de mostrar coleções na internet.
De participação gratuita, os enamorados pela filatelia podem partilhar as suas coleções, perspetivas e visões sobre esta arte, além de poderem apreciar a exposição patente na Galeria Municipal sobre esta temática ou adquirir uma edição de maximafilia, composta por selo, postal, carimbo e envelopes, lançada no âmbito das Comemorações do Centenário do Município.