Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




O Centro de Medicina e Reabilitação do Sul, CMR Sul, foi palco da primeira Conferência do Centenário de 2015, intitulada «Sanatório Carlos Vasconcelos Porto: dos velhos arquivos aos novos dados sobre a tuberculose pulmonar», que teve lugar no dia 16 de janeiro, pelas 17h. A conferência foi precedida por uma visita às instalações do CMR Sul, numa viagem que procurou recordar a história do edifício. Com início nas mais recentes instalações daquela que é hoje uma unidade de excelência no país, a visita continuou pelos antigos espaços onde esteve alojado o Sanatório e terminou no núcleo museológico, onde estão expostos alguns dos móveis e objetos que fizeram parte do quotidiano de quem procurou os bons ares de São Brás de Alportel para tratar doenças respiratórias.
Numa abordagem ao contributo do Sanatório Carlos Vasconcelos Porto para a história da tuberculose em Portugal, a Professora Dr.ª Ana Luísa Santos e o Professor Dr.º Vítor Matos, ambos da Universidade de Coimbra, fizeram uma análise descritiva da tuberculose e realçaram o papel do Sanatório são-brasense na definição de um diagnóstico paleopatológico. A documentação em arquivo, como é o caso de registos clínicos de pacientes, tornou-se determinante para aprofundar os conhecimentos existentes sobre os tratamentos adequados e a evolução dos doentes internados, bem como para delinear uma história social da tuberculose. A autora do livro «Sanatório Vasconcelos Porto – São Brás de Alportel», a Mestre Cristina Fé Santos, que também integrou o painel de conferencistas, realçou o papel desempenhado pelo primeiro sanatório privado do país no combate da tuberculose pulmonar e a importância de preservar os arquivos das instituições de saúde, dado o seu valor enquanto fonte de informação para um melhor conhecimento desta enfermidade.
O Sanatório Carlos Vasconcelos Porto foi inaugurado em 1918 pela Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses e foi pioneiro no país no tratamento da tuberculose pulmonar. Foi a primeira vez que uma empresa privada portuguesa construiu um hospital para dar resposta a um problema de saúde que afetava gravemente os seus funcionários e as suas famílias, tendo em 1953 vindo a abrir portas a toda a população.

publicado às 18:30



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D