Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




A conferência «Sanatório Carlos Vasconcelos Porto: dos velhos arquivos aos novos dados sobre a tuberculose pulmonar» retoma o Ciclo de Conferências do Centenário do Município de São Brás de Alportel, no próximo dia 16 de janeiro, no atual Centro de Medicina e Reabilitação do Sul. O encontro arranca pelas 17h com uma visita ao núcleo museológico que guarda até aos dias de hoje fragmentos do passado do antigo Sanatório Vasconcelos Porto e respetiva atividade, entre outros espaços de interesse, prosseguindo depois com o início da conferência que promove o cruzamento de conhecimentos e experiências sobre a evolução dos tratamentos da tuberculose pulmonar.
Inaugurado no dia 8 de setembro de 1918, o Sanatório Carlos Vasconcelos Porto foi o primeiro hospital inserido numa empresa/indústria – os Caminhos de Ferro do Estado, para dar resposta a um grave problema de saúde que afetava a população portuguesa - a tuberculose. Em 1953 abriu as suas portas à população em geral, passando a integrar o Instituto de Assistência Nacional aos Tuberculosos. O tratamento era gratuito e baseava-se sobretudo no repouso, na cura de ares e numa boa alimentação. Nos dias de hoje, a evolução tecnológica e científica potencia fármacos e novas formas de tratamento desta doença grave e contagiosa, que continua a afetar um número considerável de doentes. Contudo, o tratamento correto e eficaz leva a uma cura em mais de 95 por cento dos casos.
Esta iniciativa integra o Ciclo de Conferências do Centenário do Município, uma organização da Câmara Municipal de São Brás de Alportel e Comissão para as Comemorações do centenário, com a colaboração do Centro de Medicina e Reabilitação do Sul, Universidade do Algarve e Universidade de Coimbra.

publicado às 11:19



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D