Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Sabores e saberes na Terra de Maio no Azinhal

por Daniel Pina, em 03.05.14

Gastronomia, produtos tradicionais, Sal de Castro Marim, mostra de vinhos, artesanato, equitação, folclore e música tradicional portuguesa constituem o programa da 7ª edição da «Terra de Maio», que decorre, de 9 a 11 de maio, no Centro Multiusos do Azinhal. Este certame, que tem como divisa os sabores, a sabedoria da terra e a promoção e incremento da Cabra da Raça Algarvia, inicia, dia 9 de maio, às 18h30, com uma arruada pela Banda Musical Castromarinense, pelo recinto da «Terra de Maio», seguida da inauguração da exposição «Tampas de lata de conserva», da coleção particular de José Alexandre Pires, e da abertura do Laboratório de Gostos pela Escola de Hotelaria de V.R.S.A.
Às 19.30 horas, chegam os primeiros sons ao palco através do espetáculo de Fado & Flamenco de Miguel Drago e Virgílio Lança com Inês Graça & Pepe de La Punta. Uma hora depois, haverá uma mostra de vinhos do Algarve pela Confraria dos Enófilos do Algarve, a par da confeção de uma cataplana de frutos do mar, da responsabilidade do Chef Abílio Catarina, que, decerto, vai agradar o palato dos visitantes. O primeiro dia termina com um espetáculo do humorista Marco Horácio com o projeto «Rouxinol Faduncho».
No sábado, a jornada dedicada às coisas da terra começa às 10h30 com o seminário «O regresso ao Mundo Rural, numa nova trajetória económica», com a participação da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP). Ao início da tarde, já com o certame em funcionamento e muita animação musical, terá lugar a apresentação e degustação de chocofigo, seguindo-se o ateliê do pão, a degustação de azeites «Cartuxa», «EA» e «Álamos», da Fundação Eugénio de Almeida e demonstração de uma «Vila de Ameijoas», pela Cooperativa Formosa. Às 18h30 é a vez dos visitantes poderem apreciar demonstrações equestres pela Associação Amigos do Cavalo e um ateliê de falcoaria intitulado «Uma nobre arte de caça». A fechar o dia de sábado, haverá folclore com o Grupo Folclórico de Faro, música de baile e às 21h30 sobe ao palco principal das festas a Banda «Diapasão» para um concerto de grandes emoções.
Domingo, dia 11 de maio, último dia da 7ª Feira da «Terra de Maio», tem início, às 9h, o 1.º Passeio TT turístico «Por Terras de Maio», numa organização da Casa do Povo do Azinhal e Associação Recreativa e Cultural – Azinhal (ARCA). À tarde, voltam os Workshops, o Laboratório de Gostos, as atividades lúdicas e pedagógicas dirigidas às crianças como os ateliês do burro e do pão e os sons do folclore e da música de baile. A feira prossegue, às 20h, com um stand-up do humorista Serafim.

publicado às 10:00



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D