Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Cumprida a primeira semana da Rota do Petisco 2014, já foram disponibilizados cerca de 18 mil passaportes nos 124 estabelecimentos aderentes e em diversos pontos de informação distribuídos por Portimão, Praia da Rocha, Alvor, Mexilhoeira Grande, Ferragudo e Silves. Para além dos petiscos e doces regionais ao dispor dos petiscadores, desde o primeiro momento que a Rota do Petisco se caracterizou por integrar uma oferta variada de eventos culturais e manifestações artísticas, que se cruzam com as diversas paragens do roteiro gastronómico.
Depois do passeio cultural noturno que em 5 de setembro deu o arranque para o programa de animação cultural, estão marcados até final da Rota mais dois passeios semelhantes, desta feita na cidade de Portimão, o próximo já na noite de 19 de setembro, com local de encontro na Praça Manuel Teixeira Gomes às 21h, seguindo-se o último a 3 de outubro, no qual os interessados deverão concentrar-se no Largo 1.º de Maio, também às 21h. Integrado na Semana Europeia da Mobilidade, vai ter lugar a 17 de setembro o 1.º passeio de bicicleta «Na Rota, à descoberta do petisco», com ponto de encontro no coreto da zona ribeirinha da cidade às 20h, onde as pessoas são convidadas a deixar os seus carros e a percorrer de bicicleta a Rota do Petisco, numa parceria com a Portimão Cycle Chic Portimão, estando marcado idêntico passeio para 1 de outubro. Também fazendo parte das ações que assinalam a Semana da Mobilidade, os detentores do passaporte da Rota do Petisco 2014 podem viajar gratuitamente no Vai Vem nos dias 20, 21 e 22 de setembro, bastando para tal apresentar o seu passaporte aos motoristas.
No que toca à animação musical, e enquanto o artista local Alfarrobinha assegura que «Há música na Rota» em diversas zonas de Portimão nas noites de 11, 13, 18, 23, 25 de setembro e 2, 7 e 9 de outubro, sempre a partir das 21h, a Casa Grande, em Ferragudo, será palco para as «Segundas de Fado», a partir das 22h15 dos dias 15, 22, 29 de setembro das com as atuações das fadistas Ondina Santos, Ana Marques e Amélia James, respetivamente. E se durante estas semanas, entre um petisco ou um doce, podem ser vistas na Casa Manuel Teixeira Gomes a exposição de fotografias «Sous Les Pavés, La Plage... Sous La Plage un Autre Algarve ou A Resiliência de um Algarve Outro», de Filipe da Palma, e a exposição de mix media art intitulada «Há-Mazan» de Ana Margarida Laranjo, a Casa Grande apresenta as mostras «Arte na Rota, com Clara Sousa Vicente» e «Fotografia na Rota, com Roberto Estorninho».
Quanto aos apreciadores dos melhores néctares, podem participar a 13 de setembro numa prova de licores da Herdade das Romeiras de Lagos na Loja Portuguesa, onde a 20 de setembro terá lugar uma prova de vinhos aromatizados PIKI Wine, ao passo que o Clube União Portimonense recebe nas suas instalações em 21 de setembro e 12 de outubro os workshops «Cocktails com Arte e Tradição», a partir das 21h, numa organização da Associação Barmen Barlavento Algarve. A Noite de Moda do Comércio de Portimão, agendada para 20 de setembro, pelas 21h, em plena Alameda da República, entra também na Rota do Petisco que se associa assim aos lojistas locais que nesta ocasião apresentam as suas propostas de moda mulher, homem e criança para a nova estação. Sob a chancela «Portimão - Há vida no centro», esta iniciativa é uma parceria do grupo GO Portimão, Câmara Municipal de Portimão, Junta de Freguesia de Portimão e Associação Teia d’Impulsos.
Inspirados pela boa comida e pela boa bebida, os petiscadores com veia criativa podem participar na Rota da Ilustração Super Bock, na qual são convidados a dar asas à imaginação e a exercitar a sua veia artística nos individuais presentes à mesa dos estabelecimentos da Rota do Petisco. No final do evento, os melhores trabalhos serão expostos e os seis que revelarem maior criatividade e qualidade artística e estética serão premiados com inscrições gratuitas nos workshops MODO, que dinamiza a iniciativa com o apoio Super Bock.
Outra possibilidade criativa será a Rota das Imagens Super Bock, onde os participantes da Rota são desafiados a captar a diversidade de cores, formas e texturas dos petiscos, bem como o espírito do evento, através da fotografia. Em três categorias diferentes (A Gastronomia na Rota do Petisco, A Animação na Rota do Petisco e a Super Bock na Rota do Petisco), cada participante poderá concorrer com até três fotografias por categoria, sendo as melhores fotos premiadas, numa iniciativa dinamizada por André Mota - Fotografia & Vídeo e também com o apoio Super Bock.
Para 31 de outubro está agendado o encerramento oficial da Rota do Petisco 2014, numa festa que terá início às 21h na Casa Manuel Teixeira Gomes, espaço onde ficará patente até 28 de novembro a exposição «A Minha Marca na Rota», onde poderão ser vistos os desenhos selecionados da Rota da Ilustração e os trabalhos premiados na Rota das Imagens.

publicado às 17:27



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D