Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Rita Moriés dinamiza leitura com mimos

por Daniel Pina, em 12.01.15
A próxima sessão da rúbrica «Aqui há sábado», a realizar no dia 17 de janeiro, trará Rita Moriés à Biblioteca Municipal de Silves. «Leitura com mimos» é o nome da atividade e consiste numa hora do conto com tapetes e dinâmicas para bebés, sendo dividida em duas sessões: uma com início às 15h30, dirigida a bebés dos 6 aos 18 meses, e outra com início às 16h30, para crianças dos 2 aos 4 anos.
Em cada sessão, e a partir de sugestivas intervenções, a animadora interage com os bebés e os pais, utilizando elementos do quotidiano e revelando os segredos do livro através de rimas, lengalengas, canções de embalar e ilustrações dos livros, utilizando objetos, sons, música, fantoches e livros adequados a bebés. A ideia subjacente é a de que não é preciso que a criança compreenda uma rima atendendo a que basta compreender a musicalidade das palavras para adquirir competências linguísticas que mais tarde vão ajudá-la no processo de formação enquanto leitor.
Todos os sábados, a Biblioteca Municipal de Silves oferece ao público infantojuvenil e suas famílias sessões de promoção da leitura, apresentadas num formato de hora do conto seguida de um ateliê artístico na área da pintura ou escultura, que enriquece os sentidos implícitos e mais significativos da obra em questão. Estas sessões lúdicas, além de favorecerem, por vezes, um primeiro contacto com o objeto livro (no caso dos bebés), aumentam o léxico, provocam a superação de medos infantis e a alegria, desenvolvem a imaginação e a criatividade e tornam, a longo prazo, a escrita mais precisa, fluída e elegante, sendo ainda momentos preciosos na aproximação entre pais e filhos que experimentam momentos de qualidade afetiva.

publicado às 18:13



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D