Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Reitor da UALG visitou Lagoa

por Daniel Pina, em 18.03.14


O Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Francisco Martins, recebeu na passada sexta-feira, 14 de março, nos Claustros do Convento de São José, em Lagoa, o Reitor da Universidade do Algarve, Professor Doutor António Branco, a Vice-Reitora Ana Freitas e a Chefe de Gabinete, Anabela Afonso, num périplo que teve por objetivo estreitar as relações da UALG com o concelho de Lagoa.
Num primeiro painel de conversas abordaram-se as grandes áreas de atuação, objetivos e estratégias da Universidade e do Município de Lagoa e a procura de projetos comuns e de cooperação, tendo o edil anunciado que a parceria teve início em setembro, altura em que tomou posse como autarca, com um estudo da viabilidade da criação de uma empresa intermunicipal para o setor da água, resíduos e limpeza urbana, a qual resultará da extensão da EMARP de Portimão para Lagoa, bem como uma auditoria à Fatasul. A autarquia apresentou o que de melhor o concelho tem para dar, realçando a importância desta parceria com a UAlg, numa altura em que a Universidade pretende abrir a sua área de atuação de dentro para fora, ou seja, da Universidade para o Algarve, nomeadamente Lagoa que, com as caraterísticas que apresenta, tem tudo para marcar terreno e destacar-se dos demais concelhos da região.
A seguir ao intervalo, em que se visitaram as salas com exposições patentes, decorreu o segundo painel, em que foi anunciada oficialmente a constituição do «Observatório Municipal de Lagoa» - com o propósito de dotar o executivo de informação adequada à tomada de decisão estratégica a médio-longo prazo - e feita a apresentação dos «Encontros de Fotografia de Lagoa 2014 - Para Além do Azul do Mar» - que se perspetiva sejam anuais, sendo que este antecede o tema para 2015 «Lagoa, A Vinha e o Vinho» e «Lagoa, A Terra e o Vinho» - tendo sido assinado o Protocolo de Cooperação, reforçando, assim, a parceria entre a autarquia e a Universidade.
Após o almoço, toda a comitiva se dirigiu ao Promontório da Senhora da Rocha, tendo-se abordado temas como o património histórico-cultural, cultura, paisagem e pescas. Já em Carvoeiro, a visita foi ao Forte de Nossa Senhora da Encarnação, com destaque para os temas sol e praia, turismo de natureza e turismo inclusivo, tendências da procura turística, alterações climáticas, praias e arribas, regulamentação de atividades emergentes: visitas às grutas e estudo sobre a evolução da procura turística em Lagoa, distribuição anual, perfil dos visitantes e potenciais mercados.
O sol e praia, arribas, atividades emergentes com impacto sobre o litoral: observação de cetáceos e pedestrianismo foram focados no estacionamento do Molhe, em Ferragudo, onde se pretende que exista uma parceria sobre o ornamento das praias estuarinas e regulamentação com fundamento científico de atividades emergentes. O regresso do Festival Lagoa Jazz foi destacado na conversa no Sítio das Fontes, em Estômbar, durante o passeio que levou a comitiva até ao recuperado moinho de maré. Por fim, a Quinta dos Vales recebeu toda a comitiva, tendo-se abordado o património histórico-cultural: cultura, vinho, nichos turísticos alternativos e apresentado novamente o tema para 2015: «Lagoa, a Vinha e o Vinho» e «Lagoa, a Terra e o Vinho». Foi referida a criação de parceria em estágios de investigação sobre a vinha, vinho, mercados e tendências.

publicado às 11:51



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D