Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Reitor da UALG foi a Vila do Bispo

por Daniel Pina, em 06.05.14

O reitor da Universidade do Algarve, António Branco, prosseguiu a sua ronda de visitas pela região, no dia 2 de maio, tendo desta feita escolhido o concelho de Vila do Bispo. Depois de ter sido recebido pelo presidente da Câmara Municipal Adelino Soares, assistiu à apresentação de dois projetos dinamizados por profissionais formados na UAlg.
O biólogo marinho Rodrigo Clímaco falou sobre o seu percurso profissional e sobre os vários projetos que tem desenvolvido, bem como sobre o excelente trabalho que tem feito com a Associação de Marisqueiros de Vila do Bispo. Já Beatriz Oliveira, formada em Biologia e Geologia pela UAlg, explicou de forma entusiástica o grande potencial da área da geologia neste concelho, que tem representações da história da terra quando todos os continentes ainda estavam unidos num só, de que são exemplo a praia da Mareta ou do Castelejo e, ainda, a praia da Salema, onde são bem visíveis pegadas de dinossauro, tal como a menos explorada Praia Santa, também com uma bancada cheia de pegadas.
Por entre o sol e o mar, a comitiva visitou várias freguesias e localidades do concelho, como Raposeira, Figueira, Budens e Burgau, sempre com as explicações apaixonadas de Artur de Jesus, historiador da Câmara Municipal, tendo como cenário a imensidão do Oceano Atlântico. Da parte da tarde, a equipa reitoral visitou a lota de Sagres- Docapesca e algumas empresas marítimo-turísticas. A deslocação ao concelho de Vila do Bispo terminou na Fortaleza de Sagres, onde a equipa reitoral foi recebida por Alexandra Gonçalves, diretora regional de Cultura do Algarve. Depois de Artur de Jesus falar sobre a vertente histórica deste lugar, foi exibido o filme «Marisqueiros da Vila do Bispo - Filhos de um Mar Maior», que retrata a vida dos marisqueiros na apanha dos perceves.
Questionado sobre se estas visitas, consideradas inéditas por muitos autarcas, se irão manter no futuro, António Branco diz-se muito admirado com o interesse que as mesmas estão a suscitar por parte dos concelhos. Dar seguimento a esta iniciativa, de muitas outras maneiras, é uma vontade do Reitor, que também “gostaria muito de receber os autarcas, as pessoas e os concelhos na Universidade do Algarve, mostrando-lhes quem são as pessoas que lá trabalham, quais são problemas que temos, e como é que poderão ajudar-nos a resolvê-los”. Neste concelho, o Reitor registou ainda as preocupações das empresas marítimo-turísticas sobre o impacto que pode ter na vida marinha o crescimento não sustentado destas empresas e trouxe consigo uma vontade muito grande de encontrar na Universidade investigadores que possam ajudar a realizar este estudo.
Já para Adelino Soares, “esta iniciativa permitirá reforçar o relacionamento pessoal e institucional e poderá ajudar estes alunos nos seus projetos de investigação, muitos ligados à Biologia Marinha e à Geologia”. “Ouvir, como aconteceu hoje, todo o saber e toda a aprendizagem que estes ex-alunos adquiriram na UAlg e ver a forma como a colocaram ao serviço da comunidade local, deixa-me, como autarca, muito satisfeito”.

publicado às 11:39



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D