Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Reitor da UAlg em visita a Castro Marim

por Daniel Pina, em 28.03.14


Foi com visível entusiasmo que o reitor da Universidade do Algarve, António Branco, falou da importância da ligação do meio académico aos municípios e às empresas, na visita de trabalho que realizou ao concelho de Castro Marim, no passado dia 25 de março. Também o Presidente da Câmara Municipal, Francisco Amaral, mostrou-se sensibilizado pelo facto da Universidade vir a terras de Castro Marim inteirar-se dos problemas do poder local. “É importante que os membros da reitoria venham ao país real e este são as autarquias e o dia-a-dia das pessoas. É bom que se realce os aspetos positivos que os municípios têm, em particular a ligação entre a vida social, económica e a universidade. É bom que a comunicação social não se preocupe só com os tiros e as facadas que há nos concelhos”, afirmou.
A jornada começou no edifício dos Paços do Concelho com uma sessão de cumprimentos do reitor ao executivo municipal, onde ouviu algumas das preocupações do presidente da câmara, seguindo-se um conjunto de visitas a empresas e explorações agrícolas que são já hoje um exemplo do empreendedorismo e uma expressão da força da livre iniciativa no concelho. Entre elas encontra-se a Atlantik Fish, em plena Reserva Natural do Sapal, nos esteiros da Carrasqueira e Lezíria, que produz anualmente 360 toneladas de pescado e bivalves, entre robalos, douradas e ostras, estas últimas maioritariamente exportadas para França.
A comitiva seguiu para a Cooperativa «Terras de Sal» que produz Sal marinho e Flor de Sal, num total de mil toneladas por ano. A psicóloga Rosa Dias e o engenheiro Luís Rodrigues, que em conjunto gerem esta cooperativa, garantem emprego a mais de uma dezenas de pessoas e exportam o ouro branco de Castro Marim para três continentes e países como Espanha, Itália, Alemanha, Brasil, República Checa, Brasil, Estados Unidos da América e Hong Kong. A equipa jovem que lidera a «Terras de Sal», moldada pelo empreendedorismo e pela modernidade, aposta na diversificação do produto e por isso lançou em 2013, na «Feira Biofabch», na Alemanha, o sal líquido, com baixo teor de sódio e elevado teor de magnésio. Este sal é considerado mais saudável no tempero dos alimentos e recomendado para pessoas com doenças crónicas e atletas de alta competição.
O destino seguinte foi a Escola E.B 2,3 de Castro Marim, onde José Manuel Nunes, o Diretor do Agrupamento de Escolas do Concelho, deu a conhecer algumas dificuldades de funcionamento do mesmo. No Monte Francisco, foi visitado um dos cinco empreendimentos turísticos do concelho em desenvolvimento, o Castro Marim Golf & Country Club, um investimento de 46 milhões de euros, que dispõe de um campo de golfe de 27 buracos e um milhar de camas turísticas. Segundo Ricardo Cipriano, diretor do empreendimento, estão a ser negociadas novas camas, as quais são necessárias para rentabilizar o investimento realizado. Também está em vias de resolução o abastecimento de água ao campo de golfe a partir da barragem do Beliche, um problema que se colocava com grande acuidade, com a falta de água para a rega, em especial no verão. Outro dos investimentos em desenvolvimento é a construção de um hotel para aumentar a oferta turística ao nível do alojamento.
A tarde foi dedicada ao setor primário, com visitas a uma exploração de produção de morangos através da técnica de hidroponia. Há dois anos, em Altura, Tiago Nunes, um jovem engenheiro, em conjunto com dois jovens agricultores, lançou este projeto com apoios comunitários, que é responsável pela produção de 40 toneladas de morangos por época, que além de comercializados em Portugal são exportados para França e Holanda. A outra exploração agrícola visitada foi uma plantação de 30 hectares de dióspiros de Ângelo José, na Quinta do Sobral de Baixo, em Castro Marim. O antigo comerciante de frutas, que trocou a venda pela agricultura, produz ainda figos e albricoques (alperces).
A deslocação do reitor da Universidade do Algarve terminou com uma visita à Unidade de Cuidados Continuados do Azinhal, um equipamento de saúde inaugurado em agosto de 2013, pelo ministro da saúde, Paulo Macedo. Trata-se de um moderno equipamento de saúde bem integrado, da Associação de Bem Estar Social da Freguesia do Azinhal (ABESFA), que custou dois milhões e duzentos mil euros, financiado pela Câmara Municipal de Castro Marim e pelo Ministério da Saúde, e que tem capacidade de internamento para 32 doentes.

publicado às 11:31


1 comentário

Sem imagem de perfil

De Ilda a 10.11.2015 às 01:49

Bom-dia
Tive êxito a ter um crédito de 50.000€ no Sr. Geraldo, as condições são boas bem como o modo de reembolso. É realmente da seriedade a taxa de interesse é de 2%.Si além disso vocês têm necessidade de um crédito,
contactá-lo eis o Seu endereço enviar por correio eletrónico: geraldobordel@gmail.com


Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D