O financiamento do novo plano de marketing estratégico para o turismo do Algarve 2015-2018 foi discutido pelo presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim Figueiredo, e o presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), Desidério Silva, numa reunião promovida por esta entidade no dia 4 de fevereiro e que contou com a participação dos membros da comissão executiva e do conselho de marketing da RTA, da direção da Associação Turismo do Algarve (ATA) e das principais entidades do setor. Elaborado com todos os parceiros e instituições de renome, o plano de marketing estratégico
“revela uma visão consensual da região e acolhe a visão regional da estratégia nacional”, realçou Desidério Silva, promotor do encontro.

O presidente da RTA destacou 2014 como sendo o ano em que se registaram, no Algarve, mais de 16 milhões de dormidas, mais de seis milhões de passageiros no aeroporto de Faro e mais de um milhão de voltas nos campos de golfe, números que, assegura,
“garantem que o turismo algarvio é um forte impulsionador da economia nacional”. Indicadores que, para Desidério Silva,
“não são um ponto de chegada, mas antes um ponto de partida para o setor, que se pretende que continue a crescer, já que todo o investimento no turismo algarvio gera seguramente retorno”, garantiu o responsável.
“Reforçar a notoriedade do destino e a promoção externa» é, por isso, uma ambição da entidade regional, para a qual o presidente solicita «o acesso aos financiamentos necessários”.
Apelos e resultados a que o presidente do Turismo de Portugal respondeu com total abertura, levando a que Desidério Silva, visivelmente satisfeito com o desfecho da reunião, concluísse que
“se os projetos integrados de promoção nacional poderão majorar o Algarve desde que alinhados com a estratégia do País, então o plano de marketing estratégico é o principal motor para garantir essa alavancagem e esse acesso à tão necessária desmultiplicação de fundos”.