Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






Uma tina cerâmica de grandes dimensões, que foi exumada durante a intervenção arqueológica no espaço localizado por baixo da Biblioteca Municipal de Silves (área que corresponderia ao Arrabalde Oriental da Cidade Islâmica), passou agora a integrar a Exposição permanente do Museu Municipal de Arqueologia de Silves. A peça, que mede cerca de 0,55m de altura e 0,85m de diâmetro, foi retirada intacta da área intervencionada, com recurso a complexo trabalho de cooperação entre arqueólogos e empreiteiro, dado que foi necessário construir uma viga para suportar a casa contígua a norte, de modo a poder retirar o objeto, tal como documentam as fotos.
Este tipo de objetos é muito raro no território português, encontrando paralelos na cidade de Zamora (Espanha) e estaria associado à indústria dos curtumes. Foi a grande quantidade de cal agregada às paredes internas do recipiente que remeteu os arqueólogos para a interpretação da sua funcionalidade. Serviria para nele se mergulharem as pelas, de modo a que a cal atacasse o que restava da epiderme e do tecido subcutâneo dos animais, ao mesmo tempo que aumentava e dilatava as fibras da derme, preparando-as para melhor absorverem o banho de tanino que se lhes seguia, no processo de tratamento de peles.
O objeto em causa, único que se conhece completamente intacto, terá uma cronologia em torno do século XII e será apresentado num encontro científico que terá lugar na cidade francesa de Montpellier, no âmbito de um Congresso Internacional sobre Grandes Contentores Cerâmicos. O estudo, conservação, valorização e divulgação do património histórico-arqueológico constitui uma das estratégias de intervenção do Município de Silves, por forma a perpetuar a sua memória coletiva e também a desenvolver outras formas de atratividade turística para a região.

publicado às 13:11



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D