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A Associação da Bandeira Azul da Europa (ABAE), em parceria com o Município de Albufeira e a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) promoveram, no dia 27 de março, uma sessão de esclarecimento sobre o programa «Chave Verde», destinado a responsáveis da hotelaria e parques de campismo. A iniciativa da Fundação para a Educação Ambiental está a ser implementada em Portugal desde 2007 pela ABAE, com o objetivo final de desenvolver esforços por parte dos vários intervenientes ligados ao setor, de forma consciente e continuada, orientados para a prática de um Turismo Sustentável. Para alcançar este objetivo global, as várias estruturas hoteleiras (Hotéis, Hotéis-Apartamento, Pousadas, Unidades de Turismo em Espaço Rural e Parques de Campismo) têm que se preocupar e acreditar que as boas práticas ambientais são um desejo dos seus clientes e uma mais-valia para a sua organização.
O programa existe há 20 anos – foi implementado em 1994 na Dinamarca – e até agora já aderiram 46 países (maioritariamente na Europa), sendo que em 2013 foram galardoadas 2500 empreendimentos. No Algarve existem quatro unidades hoteleiras distinguidas com o galardão «Chave Verde»: Hotel Vila Galé Albacora, Conrad Algarve, Hilton Vilamoura e Pestana Alvor Praia, o que considerando a dimensão do mercado justifica plenamente a realização deste tipo de ações. Para receberem este galardão, as empresas têm que cumprir um conjunto de critérios, dos quais se destacam: a definição de uma política de gestão ambiental, envolvimento da equipa de colaboradores, disponibilização de informação aos clientes sobre o diploma, as atividades ambientais a decorrer no empreendimento, como efetuar poupança de energia e água, higiene e limpeza, resíduos, alimentação e bebidas, atividades ao ar livre, entre outras.
José Carlos Rolo, vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira, destacou a importância deste tipo de iniciativas. “A ABAE é uma velha associada dos municípios e a «Chave Verde», à semelhança das Bandeiras Azuis, onde o município é líder a nível nacional, são motivo de reconhecimento público e excelente forma de publicitar um destino turístico”, frisou, fazendo menção à Praia da Falésia, que recentemente foi classificada pelo portal da TripAdvisor como a melhor de Portugal, na classificação «Melhor Destino de Praia 2014».
Por sua vez o presidente da direção da AHETA, Elidérico Viegas, afirmou que a associação sempre manifestou preocupação nesta área, tendo ao longo dos anos desenvolvido ações e protocolos que permitam aos seus associados evoluir para processos de certificação a nível da qualidade ambiental. “Temos aqui nesta sala empresários que têm dado excelentes provas nessa matéria e muitas unidades em condições de se candidatarem a este galardão, pelo que espero que esta iniciativa sirva de incentivo a que no próximo ano haja mais candidaturas”. Já Paulo Freitas, presidente da Assembleia Municipal, referiu que, no Empreendedorismo, mais importante que copiar Planos de Negócios é apostar na inovação e na diferenciação. “O Turismo tem que apostar em elementos diferenciadores e este programa tem tudo para que possamos ser reconhecidos pelo nosso posicionamento no mercado como um destino sustentável”.

publicado às 14:46



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