Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




O Fórum Municipal da Juventude é um novo órgão consultivo da Câmara Municipal de São Brás de Alportel que dá voz aos jovens do concelho e apela à sua participação cívica, numa comunidade que se pretende cada vez mais participativa e inclusiva. A reunião preparatória do novo Fórum Municipal teve lugar no dia 23 de março, marcando o início de mais uma edição da «Primavera Jovem», um programa de iniciativas em que os jovens são os protagonistas principais.
A proposta de criação do Fórum Municipal da Juventude foi aprovada pela reunião de câmara no dia 10 de março e consiste num projeto inovador face aos Conselhos Municipais da Juventude, permitindo a participação de associações de jovens, grupos informais e outros jovens, ainda que não integrados em quaisquer estruturas, mas que tenha interesse em participar na construção da sua comunidade. Isto porque o Município de São Brás de Alportel considera fundamental incrementar a participação ativa dos jovens são-brasenses, no processo de construção de uma comunidade que se pretende mais inclusiva, mais solidária e mais feliz.
Conforme refere a proposta de criação desta nova estrutura municipal, “para que a política autárquica na área da juventude se revele eficaz, é naturalmente essencial conhecer quais os reais anseios e aspirações dos jovens, as suas prioridades e os seus interesses, o que só é possível se ouvirmos atentamente a sua voz”, frisaram os responsáveis autárquicos. Este novo espaço de participação dos jovens nos destinos da sua terra teve o arranque oficial com a reunião que teve lugar no Centro de Artes e Ofícios, numa sala cheia de jovens, um momento muito especial durante o qual foi aprovada a proposta de regulamento e o logótipo do Fórum e onde foram divulgados programas de apoio para projetos e iniciativas, contando com a presença da delegação do Algarve do Instituto Português do Desporto e da Juventude.
A criação desta nova estrutura surge num momento de fragilidade económica, em que os jovens enfrentam sérias dificuldades como a procura de emprego, sendo urgente escutá-los, apoiá-los e ajudá-los a encontrar soluções. Atenta a esta realidade, tendo por base um conhecimento profundo, que resulta de um trabalho desenvolvido no município, tendo por base relações de proximidade e parceria com as diversas entidades e estruturas locais, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel entendeu ser necessário criar um novo espaço comum de diálogo e reflexão que aproxime a autarquia e a juventude do concelho, fomentando definição e desenvolvimento de novas políticas municipais de juventude.

publicado às 14:12



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D