Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Presépio de Natal Animado em Lagos

por Daniel Pina, em 24.11.14


Inúmeras horas de trabalho e criatividade resultaram num presépio animado em Lagos em que nada ficou esquecido. Totalmente pensado e construído por José Cortes, este já famoso Presépio de Natal pode ser visitado a partir do dia 13 de dezembro.
Há anos que o lacobrigense José Cortes se entretinha com pequenos presépios, no entanto, e devido à sua vida profissional (era proprietário de uma loja de vestuário no centro histórico de Lagos), nunca se conseguiu dedicar a esta paixão tanto quanto gostaria. Em 2011, e porque já tinha na ideia a sua reforma, começou, logo em janeiro, a pensar num presépio, mas desta vez em maior escala.
Começou por imaginar como gostava que tudo ficasse. Deitou de imediato mãos à obra, ainda que só a partir de agosto desse ano (altura em que trespassou o seu negócio), tenha podido dedicar-se, a tempo inteiro, a este sonho. Foram necessárias inúmeras horas para a procura dos materiais certos, das cores certas, dos bonecos certos, e uma dose muito bondosa de paciência.
Em dezembro, abriu pela primeira vez ao público escolar e, mais tarde, toda a população foi convidada a conhecer o seu presépio. Foi um sucesso e no seguinte também, tanto que só pensa em ir aumentando o seu presépio animado. Ora com mais figuras, ora com mais movimento, ora com mais cor. Os materiais, à base de esferovite, madeira e pedra, são ora pintados, ora esculpidos com muita paciência e entusiasmo. Hoje, são centenas de figuras articuladas que nos transportam para o mundo mágico do Natal e que podem ser vislumbradas de 13 de dezembro a 6 de janeiro, entre as 15h e as 19h, no n.º 18 da Rua 5 de Outubro.

publicado às 18:39



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D