Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]







No passado dia 9 de julho, a Câmara Municipal de Albufeira cedeu uma cadeira anfíbia (tiralô) ao concessionário da praia de Santa Eulália, concebida para que pessoas com deficiência motora ou mobilidade reduzida possam tomar banho de mar em condições de segurança. O equipamento foi entregue ao Município no âmbito do projeto «Praia Saudável», dinamizado pela Vodafone em parceria com a Autoridade Marítima/Instituto de Socorros a Náufragos, o Instituto da Água, o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, a Associação Bandeira Azul da Europa e o Instituto Nacional de Reabilitação.
A insígnia «Praia Saudável» tem em consideração aspetos como a segurança, acessibilidade, ambiente e sensibilização. No que respeita à acessibilidade, o programa visa dotar as zonas balneares de equipamentos que permitam o acesso às praias por cidadãos com necessidades especiais, através da disponibilização de passadeiras especiais e de cadeiras de rodas anfíbias nas praias. “Esta é a terceira cadeira anfíbia que a Autarquia ganha no âmbito da candidatura ao projeto «Praia Saudável», que já nos permitiu equipar as praias de Rocha Baixinha Poente e Barranco das Belharucas. Este ano, escolhemos oferecer o equipamento à praia de Santa Eulália, que ostenta o galardão de «Praia Acessível – Praia para Todos», a par com a Bandeira Azul e a distinção de Ouro para as suas águas”, explica Ana Vidigal, vereadora do Ambiente da Câmara Municipal.
Para além das cadeiras de mar cedidas pela Autarquia, muitos dos concessionários optam por adquirir o equipamento, beneficiando os utentes das potencialidades lúdicas e terapêuticas que a praia pode proporcionar. Em Albufeira, o tiralô está disponível diariamente e de forma gratuita nas praias de Salgados, Galé Oeste, Galé Leste, Evaristo, Peneco, Pescadores, Santa Eulália, Maria Luísa, Barranco das Belharucas e Rocha Baixinha Poente e Rocha Baixinha Nascente.
Ana Vidigal relembra que este serviço permite a todos os visitantes circularem no areal junto à água e entrar no mar com a ajuda dos nadadores salvadores, cujo “esforço e empenho são de louvar já que exercem um importante papel de auxílio às famílias no acompanhamento da utilização do equipamento”. “Esta praia é frequentada por pessoas portadoras de deficiência, o que torna a cadeira uma mais-valia”, frisa José Joaquim, proprietário do concessionário «O Pescador», localizado em Santa Eulália. “As pessoas com deficiência têm os mesmos direitos que todos os outros, por isso devem ser tratadas de igual forma”, concluiu o responsável.

publicado às 18:40



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D