Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Portimão revive tradições pascais

por Daniel Pina, em 12.03.15
As celebrações pascais em Portimão voltam a ser marcadas pelo reviver de tradições seculares que constituem a manifestação da fé de largos milhares de crentes e envolvem a comunidade local num programa litúrgico que leva um colorido muito especial e uma vivência renovada às ruas da zona antiga da cidade. As festividades começam a 15 de março, quarto domingo de Quaresma, com a solenidade de Nosso Senhor Jesus dos Passos, que tem início às 16h com a Eucaristia, seguida de Procissão, em que a imagem do Nosso Senhor dos Passos saí da Igreja Matriz com o andor de S. João para, em plena Alameda da República, juntar-se à imagem da Nossa Senhora das Dores e assim evocar o encontro de Jesus com a Sua Mãe, a caminho do Calvário, através do «Sermão do Encontro». A Procissão sairá da Igreja Matriz, com passagem pela Alameda da República e ruas Diogo Gonçalves, de Olivença, Mouzinho de Albuquerque, Direita e Diogo Tomé, antes de regressar à Matriz, sendo os moradores nesta zona convidados a colocar colchas nas suas janelas.
A Bênção dos Ramos e tradicional Procissão do Domingo de Ramos, 29 de março, abre o caminho para a Semana Santa dando lugar posteriormente ao cortejo às 10h30 da Igreja do Colégio para percorrer diversas artérias de Portimão, a que se segue a Eucaristia na Igreja Matriz. A Quinta-Feira Santa, 2 de abril, vai ser marcada pela Missa da Ceia do Senhor e rito do Lava-Pés, que tem lugar pelas 19h na Igreja Matriz, enquanto, na noite seguinte, acontece um dos momentos altos da Semana Santa com a Procissão do Enterro do Senhor, uma manifestação de grande religiosidade e carregada de simbolismo que, a partir das 21h30, levará às ruas do centro da cidade a imagem do Senhor Morto, ao som das matracas, num ambiente de recolhimento. A Procissão sairá da Igreja do Colégio e percorrerá as ruas Diogo Tomé, Direita, Mouzinho de Albuquerque, Olivença, Comércio até regressar à Igreja do Colégio.
O Sábado Santo, 4 de abril, será o epicentro das celebrações da Semana Santa com a Vigília Pascal, agendada para as 22h e que assinalará a ressurreição de Cristo. As festividades culminam no dia seguinte, Domingo de Páscoa, com a Procissão Real da Ressurreição de Jesus Cristo, que parte da Matriz às 10h e percorre as principais artérias do centro de Portimão, sendo os fiéis convidados a participar nesta manifestação religiosa quer transportando tochas de flores quer engalanando as suas janelas e varandas com colchas, a que se segue às 11h30 a Eucaristia. Depois de sair da Igreja Matriz, a procissão percorrerá a Rua 5 de Outubro em direção às ruas Júdice Biker, Júdice Fialho, Prof. José Buísel, Portas da Serra e do Comércio, em direção à Igreja Matriz, sendo solicitado aos fiéis que ao longo deste percurso coloquem colchas nas janelas de suas casas e que levem na mão uma «tocha» de flores.
De referir ainda, o Concerto da Páscoa no dia 11 de abril, sábado, às 21h30 na Igreja Matriz de Portimão com a presença e música de Rão Kyao. Com entrada gratuita, todos são convidados para este concerto tradicional. Promovida pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, a Semana Santa conta com os apoios da Junta de Freguesia de Portimão e da Câmara Municipal de Portimão.

publicado às 13:23


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D