No dia 31 de maio, a zona ribeirinha de Portimão e o edifício da antiga lota vão ser cenário para o Lota Cool Market, um Mercado de Novo Artesanato, Design & Produtos Gourmet que, inspirado na famosa série televisiva dos anos 80 «Verão Azul», irá respirar um ambiente náutico e transformar-se numa montra de produtos e serviços estilo retro vintage, sem esquecer uma vertente solidária. Mais de 40 expositores já confirmaram a sua presença nesta primeira edição, na sua maioria jovens criadores portugueses com pequenas marcas e micro empresas de produtos originais, do novo artesanato ao design, passando por propostas «Gourmet │Food & Wine» e até na área da música e do entretenimento.
Na categoria de novo artesanato, não irão faltar produtos feitos à mão, muitos deles inspirados em técnicas tradicionais, embora com um toque de modernidade, seguindo cores e motivos de tendência contemporânea, como é o caso das cestas pintadas da «Companhia das Cestas», dos clutches em tela da «Indiggo», dos colares e anéis em cerâmica do «Atelier 13», da bijuteria com azulejo pintado à mão da Ana Azulejos e dos sabonetes Homemade da «Love Bubbles», enquanto que a «Desfiarte» irá trazer as toucas e tapa-fraldas para crianças, lembrando as que se usavam antigamente. Nesta categoria, existe também a componente ecológica, como é o caso da «daAna», que recicla t-shirts antigas e as transforma em macacões de criança, a «Re- Palete», que transforma paletes usadas em quadros com frases inspiradoras, ou até a «Cartão Concept», que faz mobiliário e peças decorativas em cartão.
No que diz respeito à comida, são os projetos de «street food» que marcarão uma presença especial, trazendo até à zona ribeirinha a nova moda de carrinhas vintage a servir comida na rua, como a «Caipijoca’s» e um novo projeto de venda de hambúrgueres, para além de outras propostas apetitosas e de Cake Design, como os cupcakes da «Àgua na Boca», a comida macrobiótica e pronta a levar, como é o caso dos wraps vegetarianos da «Macro Lovers». O Design marca presença através de produtos de autor, como biquínis, pranchas de surf, objetos impressos em 3D, bicicletas personalizadas e móveis reciclados. A categoria de entretenimento vem complementar e enriquecer o ambiente, quer seja com uma exposição de fotografia da autoria de João Bracourt, fotógrafo de surf premiado a nível mundial e residente em Portimão, quer com a possibilidade da participação, a preços especiais, em sessões de mini tatuagens inspiradas em motivos náuticos com a «Gone Fishing Tattoos», ou através das mini sessões de fotografia em família, antecipando o Dia da Criança, com a Sweetcherry, sem esquecer os retratos ao vivo, com a MODO ou até um passeio num clássico side-car, com a Bike my side.
Para além de todos estes atrativos, os barcos farão parte do cenário e são solidários, uma vez que o Lota Cool Market tem como mascotes os barcos do projeto Vela Solidária que, para além de contribuírem para a decoração, possibilitam a realização de Passeios Solidários no Arade. No que toca à música, pensada para ser uma extensão deste evento único, os intérpretes convidados transmitirão também eles novas tendências e sons cool, do jazz às propostas dos Djs presentes, numa fusão de soul, street music, downtempo e house.