Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O programa das comemorações do 41.º aniversário do 25 de Abril, em Portimão, será marcado por momentos de reflexão e debate, onde a música e o desporto assumem um papel de relevo na evocação dos ideais da liberdade e democracia. A programação do vasto conjunto de atividades inicia-se no dia 20 de abril, com a abertura da terceira edição da feira do livro usado, «Há Livros no Mercado», uma organização do Clube de Leitura Manuel Teixeira Gomes e Município de Portimão, onde poderá, até ao dia 25, adquirir livros a um custo simbólico, a partir de 20 cêntimos, e cuja receita será canalizada para a compra de novas obras para a Biblioteca MTG.
A música e as palavras estão em evidência no dia 24, com o espetáculo dos alunos da Escola Eng.º Nuno Mergulhão, «As canções que contam o 25 da Abril», a decorrer às 10h, no âmbito do Plano Municipal para a Integração dos Imigrantes. Neste dia a Casa Manuel Teixeira Gomes promoverá duas reflexões, a primeira às 10h, com a portimonense Margarida Tengarrinha, sobre o «25 de abril e a liberdade», e a segunda, às 14h30, «Conversa à volta da Revolução de Abril de 1974», com o Coronel Carlos Branco. Destaque ainda, às 16h, para a intervenção no mural do Bairro Cruz da Parteira «Bairro Com (vida)», realizada pelos participantes no projeto Mergulha Por ti (mão) – Programa Escolhas. O dia 24 termina às 21h30, com a apresentação de «Cantares e Cenas de Abril», pelo Conservatório de Música de Portimão no TEMPO - Teatro Municipal de Portimão.
No dia 25 de Abril, as cerimónias oficiais têm início às 10h na Praça 1.º de Maio, fazendo parte do programa o hastear das bandeiras e a interpretação do hino nacional pela Banda Filarmónica da Sociedade Filarmónica Portimonense e Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão, a que se seguirá a sessão solene, com as intervenções dos representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal de Portimão, do respetivo presidente e da presidente da Câmara Municipal de Portimão, intercaladas por Momentos de Poesia, com a participação de alunos da Escola Júdice Fialho e Sons de Abril interpretados pelo Grupo Coral. O dia da revolução dos cravos termina, às 17h, no Teatro Municipal de Portimão, com a «Homenagem ao Cante Alentejano», pelo Ensemble Memórias de Abril.
Neste dia, o desporto tem destaque com a realização de duas provas internacionais, o Campeonato da Europa de Motas de Água, na Praia da Rocha, e o FIM CEV Repsol - campeonato internacional de motociclismo, que realiza a sua 1ª ronda da época no Autódromo do Algarve. A tradicional Corrida da Liberdade não faltará, este ano na 11ª edição, e juntará, a partir das 10h, na Zona Ribeirinha de Portimão, algumas centenas de atletas de todas as idades. 

publicado às 13:32


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D