por Daniel Pina, em 02.03.15
O concelho de Alcoutim foi palco, no dia 28 de fevereiro, da primeira edição da prova de resistência para motos «4 Horas TT Pereiro-Alcoutim». Com um traçado de cerca de seis quilómetros, com a Barragem do Pereiro como pano de fundo, a competição de todo o terreno atraiu mais de três dezenas de equipas nacionais e internacionais.
Esta prova de resistência de desportos motorizados em duas rodas contou com a presença de pilotos de topo como Paulo Gonçalves, segundo classificado do Dakar 2015 e que, em Alcoutim, juntamente com Hélder Rodrigues, conseguiu a mesma classificação para a Honda, António Maio, Artur Cotrim, o algarvio Ruben Faria, entre outros. Para os motociclistas do concelho, o saldo desta prova foi bastante positivo. Para além da conquista do alcoutenejo Luís Teixeira, Campeão Nacional em TT3, que arrebatou para a Yamaha o 1.º lugar da geral, em conjunto com António Maio, e ganhou a classe 2, a dupla Óscar Pedro e Bruno Afonso conseguiu para o Clube Desportivo de Vaqueiros o 6.º lugar da sua classe e o 8.º da geral. Já Fábio Vilão, natural de Pereiro, registou, com Pedro Agostinho, um honroso 12.º da geral.
No final, o presidente da Câmara de Alcoutim, Osvaldo dos Santos Gonçalves, destacou a importância da realização de eventos desta natureza no concelho e considera que, dada a excelente organização da «4 Horas TT Pereiro-Alcoutim», esta poderá vir a tornar-se uma prova de referência nacional ou até mesmo internacional. A organização do evento esteve a cargo da Associação Inter-Vivos, do Grupo Desportivo de Alcoutim e do Município de Alcoutim, com a colaboração da Associação «A Moira», dos Bombeiros Voluntários e da GNR de Alcoutim e contou com os apoios da União de Freguesias de Alcoutim e Pereiro e do Grupo Motard da Serra do Caldeirão.