por Daniel Pina, em 12.08.14
A alfarroba é a próxima estrela do Ciclo de Passeios e Comeres da Dieta Mediterrânica, num passeio que decorre, no dia 23 de agosto, na zona rural de Tavira.
Um dos frutos do pomar de sequeiro algarvio, a alfarroba tem sido desde sempre valorizada devido às suas aplicações e ao valor comercial. Em tempos idos, quando a força animal era a base do trabalho agrícola, era particularmente útil na economia doméstica como alimento para os animais, sendo ainda usada no fabrico de aguardente e para exportação. O fruto, mais precisamente a semente, tem atualmente diversos fins, nomeadamente na indústria alimentar e farmacêutica.
O passeio, realizado em época de colheita da alfarroba, visa dar a conhecer a forte expressão ecológica e económica da alfarrobeira no barrocal algarvio e alguns dos saberes ligados à sua cultura. A iniciativa será orientada por José Gago, produtor de alfarroba, e por José Filipe Guerreiro, engenheiro agrónomo, técnico da AIDA - Associação Interprofissional para o Desenvolvimento da Produção e Valorização da Alfarroba.