Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




No âmbito do ciclo de debates e palestras organizados pela Câmara Municipal de Castro Marim desde janeiro de 2014, realizou-se, no dia 27 de fevereiro, no auditório da Biblioteca Municipal, uma conferência subordinada à problemática do tabagismo, tendo como convidada a médica pneumologista Fernanda Nascimento, do Hospital Central do Algarve. “O cigarro é uma arma barata, silenciosa, fácil de obter e que nos conduz à morte certa”. Foi deste modo implacável que a oradora falou sobre os malefícios do consumo do tabaco e as patologias a ele associadas, nomeadamente o cancro do pulmão, a bronquite crónica e as doenças coronárias e cardiovasculares, observando que a região do Algarve tem uma das taxas de fumadores mais elevadas do país – 24 por cento e em que a maioria são mulheres.
Recorde-se que o tabaco é o principal responsável pelo aparecimento de quatro mil novos casos de cancro de pulmão por ano em Portugal, surgindo em média 11 novos casos por dia. Mais à frente, Fernanda Nascimento alertou os presentes para os sintomas da dependência nicotínica, a influência da publicidade no consumo do tabaco e o uso do cigarro eletrónico poder não ser uma alternativa benéfica para os fumadores, para sublinhar a importância da cessação tabágica, a vontade do fumador em deixar de fumar e o uso dos fármacos. “Não é fácil deixar de fumar, pois o tabaco deixa-nos aprisionados, agarrados”, assegurou.
Por último, o médico e presidente da Câmara Municipal, Francisco Amaral, agradecendo à plateia que seguiu atentamente a conferência, fez questão de salientar que o tabaco é hoje a principal causa de morte evitável. “O tabagismo é uma toxicodependência e, como tal, necessita de uma grande força de vontade do doente, assim como de uma envolvência da família e do ciclo de amigos”, alertou.  

publicado às 20:46



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D