Nos dias 20 e 21 de março, no Teatro Cardenio em Ayamonte (às 20h30, hora local espanhola) e no Cineteatro em São Brás de Alportel (às 19h), respetivamente, a Orquestra Clássica do Sul celebra a chegada da primavera com um programa de música francesa, com a direção do maestro convidado Christopher Bochmann.
A música francesa merece um lugar de destaque na produção erudita pelo seu estilo sempre elegante e refinado e, como tal, a OCS dedica um ciclo da sua programação a esta produção musical e às principais figuras que a marcaram. O programa destes concertos apresenta, assim, a abertura da ópera cómica «O Califa de Bagdade» de François-Adrien Boieldieu, datada de 1800, e a «Sinfonia n.º1 em Sol Menor», uma obra notável de Étienne Nicolas Méhul considerada um marco na história da sinfonia francesa.
A «Suite de Personagens (dos Prelúdios para Piano)» de Debussy, orquestrada por Christopher Bochamnn, completam o reportório a apresentar. Esta última trata-se de uma seleção de várias peças dos Prelúdios, em cujos títulos figuram personagens ou grupos de personagens, e dos quais se construiu uma suite coesa tanto em termos de equilíbrio de caráter e de andamentos, como em termos de percurso tonal. Christopher Bochmann é doutorado em composição pela Universidade de Oxford, tendo-se fixado em Portugal desde 1980, na área do ensino da música. Desde 2006 é Professor Catedrático Convidado da Universidade de Évora, onde também é Diretor da Escola de Artes.