por Daniel Pina, em 20.02.15
A Orquestra Clássica do Sul (OCS) apresenta «A Sinfonia Clássica», um novo ciclo de programação introduzido na temporada deste ano. Sob a direção musical do maestro convidado Vasco Pearce de Azevedo, a «Sinfonia N.º 36 em Dó Maior, K. 425» de Mozart, mais conhecida como «Linz», estará em destaque em dois concertos a realizar no dia 26 de fevereiro, na Igreja Matriz de Alcoutim, às 18h, e no dia 27 de fevereiro, no Auditório do Colégio Mateus d’Aranda (na Escola de Artes da Universidade de Évora), às 21h30. O programa completa-se com as obras «Le Nozze d'Ercole ed Ebe» de Jerónimo Francisco de Lima e «O Idílio de Siegfried» de Richard Wagner.
Estes concertos contam com a participação de quatro alunos do Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora, com idades compreendidas entre os 19 e os 22 anos, que estarão em estágio com a OCS entre os dias 23 e 25 de fevereiro, culminando com a apresentação nos dois espetáculos agendados. Esta iniciativa está enquadrada no protocolo de colaboração artística assinado entre a OCS e a Universidade de Évora em outubro do ano passado.
O ciclo pretende celebrar a evolução da sinfonia, que teve a sua origem durante o século XVII como uma pequena peça instrumental em estilo improvisado de três andamentos, que normalmente precedia uma ópera, e que posteriormente, no século XVIII, assumiu uma nova importância com a introdução de um andamento de dança – o Minueto – pelos compositores da chamada Escola Clássica Vienense, tornando-se no veículo por excelência da música clássica. Iniciando com Mozart, o ciclo irá dar também primazia a Haydn e especialmente a Beethoven, que elevou a sinfonia ao seu expoente máximo, e marcou toda a produção musical subsequente.