No próximo dia 25 de janeiro, a partir das 10h30, a cidade de Olhão recebe a primeira de três provas denominadas «Challenge de Marcha Atlética Olímpicos d’Olhão», que pretende homenagear os atletas olhanenses que participaram em Jogos Olímpicos. Hélder Oliveira, que dá o nome a esta primeira prova, representou Portugal em 1988, em Seul (Coreia do Sul).
A prova é organizada pelo Clube Oriental de Pechão (COP) e tem o apoio da Associação de Atletismo do Algarve (AAA) e da Câmara Municipal de Olhão. A iniciativa realiza-se igualmente na Rua General Humberto Delgado, tendo partida e chegada junto ao «Olho de Água», na Avenida da República, num percurso de um quilómetro a ser percorrido por atletas federados ou não, de ambos os sexos e em todas as faixas etárias, variando somente o número de voltas ao traçado.
Seguem-se, englobadas neste «Challenge», outras provas em março e abril, com o nome dos outros dois olímpicos olhanenses: Jorge Costa, que esteve em Atenas (Grécia) em 2004 e Ana Cabecinha, em Pequim (China) e Londres (Inglaterra), em 2008 e 2012 respetivamente. Ana Cabecinha é a única dos três atletas que ainda se mantém em atividade, sendo a atual campeã nacional de estrada.
Os prémios serão distribuídos pelos melhores atletas de cada categoria, sendo que o grande vencedor do Challenge será o que melhor classificação obtiver nas três provas. A Associação de Atletismo do Algarve aproveita a competição do dia 25 de janeiro para realizar em simultâneo o Campeonato Regional de Marcha.