por Daniel Pina, em 05.12.14
A localidade de Odeleite vai comemorar a quadra natalícia com a recriação de um Presépio vivo, uma mostra de artesanato, mercado de produtores locais, tasquinhas com iguarias várias e muita animação natalícia nos fins-de-semana de 20/21 e 27/28 de Dezembro. O presépio será uma recriação histórica e viva que conta com mais de 50 figurantes, desde camponeses carpinteiros, guardas romanos, reis magos e os tradicionais protagonistas: Jesus, Maria e José. O presépio feito com materiais diversos, desde fibras, canas, madeira, cortiça, palha, areia e pedras, encontra-se na rua principal da localidade e vai mobilizar toda a aldeia, que vai vestir o traje e encarnar a personagem natalícia.
Para os mais pequenos, existirá um espaço infantil com pinturas faciais, jogos tradicionais, passeios de burro e a participação de vários grupos escolares e instituições sociais do Baixo Guadiana. Para os graúdos, decorrerá uma feira que conta com 25 produtores locais e 20 artesãos que demonstram os ofícios de outrora. Tasquinhas com iguarias inúmeras e petiscos diversos, sem esquecer o famoso caldo verde, também estarão presentes e, para os mais gulosos e curiosos, há os ateliers de pão e doces tradicionais na Casa de Odeleite, onde quem assiste é convidado a provar e a «meter a mão na massa». Em grande destaque na animação a presença do humorista Serafim, que vai contar os mais belos (e bem-humorados) contos de Natal no dia 27 de Dezembro.
O Presépio de Odeleite pode ser visitado de 20 a 28 de Dezembro, no entanto, os figurantes in situ, e toda a animação na localidade, acontecem apenas nos fins-de-semana de 20/21 e 27/28 de Dezembro. A entrada tem o valor simbólico de um euro, que reverte para a Associação Social da Freguesia de Odeleite no apoio à infância e aos idosos da localidade. A iniciativa «Aldeia Presépio» é da responsabilidade da Associação Social da Freguesia de Odeleite e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Odeleite e Câmara Municipal de Castro Marim.