Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




O mundo lá por fora

por Daniel Pina, em 11.11.14



Daily Edition


Nos Estados Unidos
, o presidente da gigante energética Continental Resources Inc., Harold Hamm, foi condenado a pagar quase mil milhões de dólares à sua ex-esposa, Sue Ann Hamm, em resultado de um acordo de divórcio. Harold Hamm terá que pagar 322 milhões de dólares até ao final do ano e, a partir de Janeiro de 2015, um mínimo de sete milhões mensais.
Harold e Sue Ann Hamm estavam casados desde 1988, tendo Sue Ann pedido o divórcio em 2012. Agora, vai receber igualmente a mansão do casal, situada no Oklahoma, no valor de 4,6 milhões de dólares, uma casa em Enid de 800 mil dólares e uma mansão na Califórnia de 17,4 milhões de dólares. Quanto a Harold Hamm, fica com uma casa de 750 mil dólares em Branson, Missouri, para além de uma fazenda e 154 hectares em Major County, Oklahoma, avaliadas em cerca de 300 mil dólares.


O principal inimigo na luta contra o grupo terrorista ISIS
, Abu Bakr al-Baghdadi, continua com destino incerto, não se sabendo se está morto, ferido ou se escapou ileso aos intensos ataques aéreos conduzidos por forças iraquianas e da aliança liderada pelos Estados Unidos. O ministro iraquiano da Defesa, Khaled al-Obeidi, escreveu no Facebook que al-Baghdadi tinha sido ferido na sexta-feira à noite, em Mosul, e que o seu braço direito, Musallam al-Turkmani, tinha sido morto. Já o ministro iraquiano do Interior disse que, afinal, Abu Bakr al-Baghdadi tinha sido atingido num ataque levado a cabo na cidade de al-Qaim, ao mesmo tempo que um porta-voz do Primeiro Ministro iraquiano reconhece não poder confirmar qualquer destes cenários.
Forças do Pentágono admitem que a aliança liderada pelos Estados Unidos encetou diversos ataques aéreos durante o fim-de-semana na zona de Mosul por se julgar que diversos líderes do intitulado Estado Islâmico se encontravam no local, mas não é possível confirmar se al-Baghdadi se encontrava entre eles. Para adensar ainda mais o mistério, um tweet de uma conta associada a apoiantes do ISIS assegurou que o líder Abu Bakr al-Baghdadi estava vivo e a recuperar.

Segundo palavras de David Cameron
, o Reino Unido está preparado para aceitar uma nova «guerra fria» com a Rússia, ao invés de permitir que o Presidente Putin “rasgue o livro de regras internacionais” através das suas ações na Ucrânia.
O discurso de David Cameron teve lugar antes da reunião do G20, em Brisbane, e ficou implícito que o Reino Unido não iria recuar de um confronto político com Moscovo. "Mikhail Gorbachev avisou que estamos à beira de uma nova guerra fria. Isso não é um resultado que acreditamos ser inevitável – e também não é um que procuramos - mas se a Rússia mantiver a sua atuação, então vamos continuar a aumentar a pressão e a relação da Rússia com o resto do mundo será radicalmente diferente no futuro", frisou o Primeiro-Ministro britânico, acrescentando ainda: "Se permitirmos que tal violação fundamental do nosso sistema baseado em regras fique incólume, então, no longo prazo, vamos sofrer mais instabilidade e o resultado será pior".

Oito mulheres morreram na Índia Central
e várias dezenas encontram-se hospitalizadas, muitas em estado crítico, após uma esterilização em massa realizada num acampamento estatal. 83 mulheres realizaram a operação no sábado, no estado de Chhattisgarh, tendo sido enviadas para casa após as cirurgias, mas algumas foram posteriormente internadas num hospital do distrito de Bilaspur.


A Índia tem um novo Ministro da Defesa
, que prometeu ser transparente e tomar decisões rápidas. Manohar Parrikar, de 58 anos, demitiu-se do cargo que exercia no estado costeiro de Goa e foi empossado, no domingo, pelo Primeiro-Ministro Narendra Modi.

O Ministério da Defesa assume uma posição vital no aparelho de estado indiano, estimando-se que gaste 250 mil milhões de dólares na próxima década para modernizar as suas forças armadas. Modi quer que as forças armadas estejam à altura de responder aos desafios colocados pelas nações vizinhas, especificamente da China e Paquistão, e aumentou, no início do ano, o orçamento da defesa da Índia para 38 mil milhões de dólares. Recorde-se que muitas decisões de compra tem ficado paralisadas por décadas e bilhões de dólares de contratos de defesa têm sido manchados por escândalos.
Entre os principais interessados em equipar a Índia com sistemas de armas estão empresas dos Estados Unidos, França e Israel, sendo que os fabricantes americanos estão particularmente empenhados no processo, numa forma dos Estados Unidos contrariarem a força militar de uma China em ascensão.


Um tribunal sul-coreano condenou a 36 anos de cadeia o capitão de um barco
que naufragou em abril, matando mais de 300 passageiros, considerando-o culpado de negligência, mas absolvendo-o da acusação de homicídio para o qual os procuradores pediam a pena de morte. Já o engenheiro-chefe do barco foi considerado culpado de homicídio por não ajudar dois tripulantes feridos e foi condenado a 30 anos de prisão.
O ferry sobrecarregado virou enquanto fazia uma curva numa viagem de rotina para a ilha de Jeju e o país ficou em choque quando imagens de vídeo mostraram a tripulação a abandonar o navio, isto depois de ter instruído os passageiros, principalmente adolescentes, a permanecerem nas suas cabines. O Tribunal considerou os restantes 13 tripulantes sobreviventes culpados de diversas acusações, incluindo negligência, com penas de prisão que variam de cinco a 20 anos.
Este foi o pior desastre marítimo em décadas na Coreia do Sul e o governo do President Park Geun-hye foi duramente criticado pelo fracasso da operação de resgate. Apenas 172 dos 476 passageiros e tripulantes do ferry foram resgatados, com 304 pessoas dadas como mortas ou desaparecidas, 250 das quais crianças em idade escolar.


Depois de quase quatro anos de um grande trabalho de restauração
, a Esfinge de Gizé, no Egito, e o pátio em frente vão finalmente reabrir ao público. Altos funcionários, incluindo o primeiro-ministro, participaram de uma cerimônia no local, onde uma das três pirâmides, o Templo do Rei Amenhotep, também irá reabrir após prolongados restauros. Localizado nos arredores de Cairo, a Esfinge é um dos monumentos mais visitados do mundo, mas a restauração foi necessária para impedir danos causados por poluição e água subterrânea, designadamente no pescoço e no lado esquerdo do corpo da Esfinge.


Uma escola no norte da Nigéria
foi alvo de uma devastadora explosão que matou pelo menos 48 pessoas, na sua maioria adolescentes estudantes, e feriu muitos outros. O ataque bombista aconteceu na cidade de Potiskum, no estado de Yobe, que se situa perto da fortaleza militar do sunita islâmico Boko Haram.
O homem-bomba estava vestido como um estudante e detonou os seus explosivos durante uma assembleia de escola. Apesar de não ter reivindicado a responsabilidade do ataque, Boko Haram já atacou escolas no passado por considerar a educação ocidental pecaminosa.


Cerca de 80 famílias de soldados americanos mortos no Iraque
, juntamente com vários veteranos que foram feridos em atentados nas estradas, estão a processar cinco bancos europeus por danos materiais, alegando que estes canalizavam dinheiro para o Irão que foi depois usado para financiar os ataques. Os visados são o Barclays plc, Credit Suisse Group AG, HSBC Holdings plc, Standard Chartered e Royal Bank of Scotland Group plc e o processo surge à luz da Lei Anti Terrorismo de 1992, considerando que os bancos violaram sanções internacionais impostas ao regime iraniano e disfarçaram a circulação do dinheiro transferido através dos EUA para o Irão.

publicado às 13:42



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D