A Câmara Municipal de Lagos estabeleceu um acordo de cooperação com a Delegação de Lagos da Cruz Vermelha Portuguesa, depois de verificada a necessidade de potenciar equitativa e regularmente o apoio a famílias em situação de fragilidade socioeconómica. Recorde-se que a atribuição de subsídios à população mais carenciada encontra-se prevista como uma competência da autarquia e estatuída no Regulamento de Apoio a Estratos Sociais Desfavorecidos ou Dependentes na Área do Município de Lagos.
O presente acordo visa promover e operacionalizar as respostas mais adequadas às situações de carência socioeconómica diagnosticadas no âmbito do regulamento municipal de apoio na área da ação social. As ações a desenvolver têm como objetivo a identificação, análise, diagnóstico e definição de planos de atuação que sirvam para a resolução dos problemas sociais ou dignificação das famílias em pior situação social e económica.
Constitui objeto do presente acordo os termos de concretização e as condições de prestação das respostas sociais a atribuir pelos Serviços de Apoio Psicológico, Serviço Social, Sociologia, Intervenção Comunitária e Educação Social de ambos os parceiros, designadamente a atribuição pelo município de um subsídio mensal (até 1.400 euros para pagamento das prestações de parceria de apoio técnico e até 700 euros para atribuição de produtos de apoio social sinalizados) à Delegação de Lagos da Cruz Vermelha Portuguesa, que prestará apoio técnico e material a pessoas em situação de carência socioeconómica. O documento foi assinado, no dia 24 de março, nos Paços do Concelho Séc. XXI, entre a Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos e o Presidente da Delegação de Lagos da Cruz Vermelha Portuguesa, José Alberto Baptista.