Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




O dia 14 de abril foi de grande significado para as 35 empresas do concelho de Albufeira distinguidas publicamente pelo Município, na sequência de terem sido classificadas, no passado mês de janeiro, com o Estatuto PME Líder ou PME Excelência. O Estatuto PME Líder é atribuído pelo IAPMEI, numa parceria com os principais bancos a operar em Portugal, tratando-se de um instrumento de qualificação de empresas que distingue as pequenas e médias empresas com melhores indicadores económico-financeiros, que prossigam estratégias de crescimento e liderança competitiva.
O grupo das PME Líder que apresentem os melhores desempenhos será também anualmente distinguido com o Estatuto PME Excelência, o que resulta em condições acrescidas de visibilidade para estas empresas de perfil superior. Neste projeto, para além dos bancos, o IAPMEI conta também com a parceria do Turismo de Portugal. Refira-se que o Estatuto PME Excelência tem por objetivo conferir notoriedade e otimizar condições de financiamento e de reforço competitivo às PME, que pelas suas estratégias de crescimento constituem alavancas importantes do desenvolvimento económico do País. Associado ao Estatuto PME Líder e PME Excelência estão o acesso ao crédito, melhores condições de financiamento e de aquisição de produtos ou serviços, facilidades na relação com a banca e administração pública e um certificado de qualidade na sua relação com o mercado.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira salientou que as PME representam a maior parte do emprego em Portugal e no concelho, tendo-se mostrado visivelmente satisfeito pelos resultados alcançados pelas empresas do concelho – 18 receberam o Estatuto PME Líder e 17 PME Excelência – com incidência maior na área do turismo e similares. “Esta parceria entre o Município, IAPMEI e Turismo de Portugal constitui uma excelente motivação para as empresas, para que continuem a ser geradoras de emprego e riqueza, apostando nas boas práticas de gestão, no empreendedorismo e na inovação”, referiu Carlos Silva e Sousa, acrescentando que as empresas de Albufeira estão muito acima dos rácios de saúde financeira a nível nacional e têm ainda enormes desafios pela frente.



O autarca felicitou as 35 empresas locais distinguidas pelo seu desempenho económico-financeiro e pelas melhores práticas de gestão em diversos setores de atividade e frisou que “para enfrentar os novos desafios, o caminho tem que ser feito em conjunto com os empresários”. Vítor Neto, vice-presidente do NERA, na cerimónia em representação da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, destacou que Albufeira é o maior concelho turístico do Algarve, sendo que as empresas classificadas PME Líder e Excelência refletem muito bem a estrutura empresarial do concelho (maior parte na área do turismo).
Jorge Abrantes, vogal do Turismo de Portugal, fez votos para, que no próximo ano, para além destas 35 empresas classificadas com o Estatuto PME Líder e Excelência possam surgir muitas mais. Por sua vez, o presidente do IAPMEI, Miguel Cruz, sublinhou que, em relação a 2013, as empresas de Albufeira tiveram um crescimento muito significativo: “Cinco vezes acima daquilo que é a média de crescimento das PME a nível nacional, sobretudo no que se reporta à evolução dos resultados líquidos, capitais próprios e autofinanciamento. Estes resultados, particularmente no que respeita à distinção PME Líder e Excelência, têm que ser divulgados, pelo impacto significativo que têm no que respeita à capacidade de obtenção de créditos e financiamento”

publicado às 13:54



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D