A aldeia de Martim Longo, no concelho de Alcoutim, acolhe, no dia 19 de outubro, a prova de masters nacional na modalidade de Petanca. A iniciativa, organizada pela Associação de Petanca do Algarve com os apoios do Município de Alcoutim, da Junta de Freguesia de Martim Longo e da Federação Portuguesa de Petanca, conta com a participação de 64 atletas que, no conjunto, representam a totalidade das Associações portuguesas da modalidade.
A Petanca é um jogo de origem francesa, no qual os participantes desenvolvem capacidades como a paciência, a habilidade, a estratégia, a concentração, a inteligência e a habilidade muscular. Apesar de ter nascido nos princípios do século XX, esta modalidade só chegou a Portugal na década de 80. Conhecido por ser um desporto que não conhece sexo, nem idade, nem estatuto social, reúne em terras alcoutenejas um elevado número de praticantes.
O início da prova está marcado para as 9h, junto à Escola Básica Professor Joaquim Moreira, seguindo-se um almoço convívio entre os participantes e os convidados. A prova prolongar-se-á depois do almoço e após o seu término proceder-se-á à entrega dos prémios e respetivos diplomas.