Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




A Câmara Municipal de Portimão, em parceria com os vários agentes de proteção civil e entidades cooperantes, promove um conjunto de atividades sob o mote «Educação para o risco, um desafio para o futuro», de 14 a 31 de março, integrado nas Comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil. Ações de sensibilização, seminários, rastreios de saúde, suporte básico de vida, exposições de meios e recursos e formação são as temáticas que compõe um conjunto de atividades que pretendem sensibilizar a comunidade escolar e população em geral para o trabalho desenvolvido pela Proteção Civil no município de Portimão.
Estas atividades assumem uma função fundamental no contacto com as várias instituições que desempenham um papel preponderante na proteção e segurança dos cidadãos e por outro lado pretende ter um papel pedagógico, ajudando jovens, professores, encarregados de educação/pais, profissionais expostos ao risco e população em geral para ficar a saber o que fazer numa altura de perigo como as que são retratadas ao longo do programa. Especificamente para as escolas, as ações propostas dão continuidade ao programa municipal de sensibilização «A Escola e os Riscos…. Preparar para Proteger!», que culmina no início do mês de abril.
Este programa arrancou a 15 de outubro do ano transato e até à data foram desenvolvidas mais de 89 ações de sensibilização para alunos, professores e demais colaboradores de todos os estabelecimentos de ensino do concelho de Portimão, bem como 12 ações de formação em 1ª intervenção, procedimentos de emergência e primeiros socorros para todos os atores dos Planos de Emergência Interno (PEI), dois eventos de mass-training em Suporte Básico de Vida (SBV) e a realização de exercícios internos de evacuação. Este programa integra exercícios com o envolvimento de meios externos dos diversos Agentes de Proteção Civil em todas as escolas, com o objetivo de aferir os resultados da fase de formação/sensibilização e perceber a capacidade interna da comunidade escolar para responder a situações de emergência, bem como a articulação com meios de socorro externos ao estabelecimento em situações de exceção. Neste sentido estão agendadas para os próximos dias 17 e 18 de março, na Escola EB 2,3 da Mexilhoeira e na Escola EB 2,3 Judice Fialho, respetivamente, exposições estáticas com demonstrações práticas do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) e demais APC, nomeadamente a Autoridade Marítima (AM), o Corpo de Bombeiros de Portimão (CBP), a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), a Guarda Nacional Republicana (GNR), a Polícia Judiciária (PJ), a Polícia de Segurança Pública (PSP) e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), onde se prevê a participação da comunidade escolar, decorre ainda uma sessão de Mass Training - Suporte Básico de Vida (SBV) a realizar dia 18 de março na escola EB 2, 3 Júdice Fialho dirigida a professores.
Das atividades dirigidas à população em geral destacam-se os rastreios diversos de saúde na Ladeira do Vau (dia 14), Porto de Lagos (dia 21) e Mexilhoeira Grande (dia 28); sessão de Mass Training - Suporte Básico de Vida (SBV) a realizar dia 19 de março na escola EB 2, 3 Júdice Fialho destinada aos encarregados de educação/pais. Na Mexilhoeira Grande decorre no dia 21, uma ação de sensibilização intitulada «Queima Segura» direcionada para população em geral, de forma a salientar a importância das medidas de segurança a ter quando se realiza uma queima e os tramites a ter em consideração. A realização de dois seminários técnicos, um deles intitulado «Intervenção em Redes de Gás» e o outro «Intervenção em Infraestruturas elétricas», ambos direcionados para operacionais que convivem em operações de proteção e socorro com estas duas áreas de perigo, e irão abordar temas para o desempenho da missão de forma mais segura.
A partir do dia 31 de março, inicia-se o programa de formação de 1ª intervenção e Primeiros Socorros para funcionários municipais. No dia 22 de março, o quartel dos Bombeiros de Portimão abre portas à população, com o objetivo de dar conhecer as instalações do quartel que passará a funcionar no 2.º piso, estando ainda prevista uma ação de sensibilização «Como usar um extintor» e um exercício prático de desencarceramento e de salvamento em grande ângulo.

publicado às 11:39



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D