O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, encontra-se a participar no seminário internacional «A dimensão regional da cooperação europeia com os países vizinhos do Leste». A sessão, que tem lugar em Elbląg, Polónia, dedica um importante espaço de debate à questão das relações entre a União Europeia e a Rússia, colocando em análise os caminhos a traçar no futuro da cooperação com os países de Leste.
A participação do autarca integra-se no seu trabalho desenvolvido enquanto membro da Comissão de Cidadania, Governação e Assuntos Institucionais e Externos (Civex) do Comité das Regiões da União Europeia. A conferência reúne representantes das autoridades locais de vários países da União Europeia, bem como outros responsáveis políticos e especialistas. Do painel de oradores fazem parte personalidades como o Cônsul Geral da República da Polónia, o presidente da União das Comunidades da Arménia ou o embaixador da Moldávia na Polónia.
A escolha de Elbląg para o seminário não foi ocasional, uma vez que esta é uma das maiores cidades da região e está localizada a apenas 90 quilómetros da fronteira UE-Rússia. A proximidade de Kaliningrado e a situação geopolítica complexa na Europa indicam que as relações com a Rússia são de particular interesse para a região. O impacto da cooperação local e regional para as relações com a Federação Russa será igualmente um dos elementos importantes do debate. Nesta sequência, os intervenientes irão discutir o acordo de tráfego fronteiriço entre Kaliningrado e os vários municípios polacos.
As conclusões deste encontro serão úteis para a quarta Cimeira da Parceria Oriental, que se realizará em maio, em Riga. Esta será a próxima ocasião para rever formalmente a implementação da Declaração de Vilnius, que sublinhou o papel da democracia local, das autoridades locais e regionais e dos acordos de associação celebrados até ao momento.